AMER visita empresas e instituições de ensino profissional na Alemanhã

29 de abril de 2024 por
Helena Macune

A AMER representada por um membro da Direcção e a empresa Ascending enquanto membro da associação à convite da Kreishandwerkerschaft Steinfurt Warendorf (KH) visitou de 22 a 26 de Abril os centros de formação profissional e energias renováveis e, tiveram em primeira mão demonstrações do funcionamento do sistema alemão DUAL, na Cidade de Munster, na Alemanhã.

Este intercâmbio internacional enquadra-se no âmbito da parceria entre a AMER e a KH para promoção do Ensino e Formação Profissional e contou igualmente com a presença de representantes do Instituto Industrial e Comercial da Matola (IICM), Empresa Municipal de Transportes Público de Maputo (EMTPM) e o Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC).

A parceria para a formação profissional entre a AMER, KH e o Instituto Industrial e Comercial da Matola visa principalmente reforçar o papel das instituições privadas como intermediárias entre as empresas e os centros de formação profissional.

Como forma de perceber a relação entre os três actores: empresa, centros de formação profissional e os formandos, a delegação moçambicana pôde visitar instituições de ensino na Alemanhã, empresas regionais de artesanato, de mecânica, dentre outras. Em Warendorf, a delegação visitou a August Kreienbaum GmbH e a Escola Profissionalizante Paul Spiegel, enquanto que no distrito de Steinfurt, visitou-se as empresas Arning Bauunternehmung GmbH e a Elektro Beermann em Riesenbeck, onde  tiveram a oportunidade de interagir com os beneficiários desse sistema.

Os convidados de Moçambique visitaram também no distrital de Steinfurt, centros de emprego para uma melhor percepção do funcionamento destes vs Agência de Emprego Federal. Segundo a membro da Direcção da AMER, Epifânia Gove, a visita as instalações da Energieland 2050 - uma iniciativa que apoia o distrito de Steinfurt no seu principal objectivo de Neutralidade Climática 2040”, “foi o culminar de uma visita enriquecedora, pois para a AMER foi encorajador testemunhar a visão e compromisso da Energieland 2025, enquanto associação que representa os 24 municípios que compõem o distrito de Steinfurt”.

As actividades da Energieland 2050 variam desde advocacia do potencial energético daquela região seja para eficiência térmica, de transporte, bioenergia, fotovoltaica, eléctrica, educação nas escolas, empoderamento das comunidades para que individualmente e em colectivo possam adoptar medidas sustentáveis com vista a adaptação das mudanças climáticas através de vários programas como, o cidadão e a energia “Citizen Energy” onde estes recebem consultorias sobre as melhores práticas no uso de energia e eficiência energética tornando-os depois embaixadores dessas causas.

Esta visita permitiu a delegação de Moçambique compreender o papel desta associação para com os seus 3 grupos alvos: cidadãos, empresas e os municípios, podendo observar os projectos e campanhas distritais que têm desenvolvido, como estão conectados com os diversos actores - acrescenta Epifânia Gove. 

A parceria para a formação profissional entre a AMER, KH e o Instituto Industrial e Comercial da Matola é financiada pelo Ministério Federal da Cooperação e Desenvolvimento Económico (BMZ) e, decorrerá até 2026.

AMER 

Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!


Iniciar sessão to leave a comment