Moçambique prepara-se para o 2º Fórum Bi-Anual de Energia Fora da Rede em Março

5 de fevereiro de 2025 por
AMER

Moçambique vai acolher, em Março, o 2º Fórum Bi-Anual de Energia Fora da Rede, um evento estratégico para impulsionar soluções energéticas sustentáveis em áreas sem acesso à electricidade. Organizado pela Unidade Integrada de Planificação e Coordenação para a Electrificação (UIPCE), da Direcção Nacional de Energia (DNE) do Ministério de Recursos Minerais e Energia (MIREME), em parceria com a Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER), o evento acontecerá na Cidade de Maputo, reunindo cerca de 90 participantes dos sectores público e privado, além de parceiros de desenvolvimento.

Após o sucesso da primeira edição, realizada em Fevereiro de 2024, o fórum mantém o compromisso de discutir as barreiras e oportunidades do sector de energia fora da rede, incluindo temas como mini-redes, sistemas solares domésticos, mudanças climáticas e soluções de cozinha melhorada. Além disso, questões transversais como inclusão de género e incentivos fiscais terão destaque na agenda do evento.

Os organizadores destacam que o fórum servirá como um espaço estratégico para actualizar as partes interessadas sobre os avanços do sector desde a primeira edição, discutir políticas de electrificação rural e os desafios regulatórios, promover a inclusão de género e mecanismos de incentivo fiscal, fortalecer parcerias para acelerar a electrificação rural, mobilizar recursos e aprimorar o planeamento de acções futuras, e garantir mecanismos de coordenação de longo prazo para o sector.

Com o apoio financeiro do Beyond the Grid Fund for Africa (BGFA) e da Enabel, o 2º Fórum Bi-Anual de Energia Fora da Rede reforça o compromisso de Moçambique com um futuro energético sustentável, promovendo inovação, colaboração e soluções concretas para garantir o acesso à energia a milhares de moçambicanos.

A expectativa é que o evento se torne uma plataforma catalisadora para investimentos e políticas que impulsionem a transição energética no país.

 

AMER

Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!

 

Iniciar sessão to leave a comment