AMER e NEFCO promovem Webinar informativo sobre a segunda chamada de financiamento do MCFA2

26 de janeiro de 2024 por
Helena Macune

A Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) em parceria com a NEFCO realizaram no passado dia 18/01, em Maputo, um Webinar informativo sobre a segunda chamada de financiamento do Modern Cooking Facility for Africa (MCFA2) às empresas de cozinha melhorada em sete países da África Subsaariana, incluindo Moçambique. 

O Webinar que durou uma hora, num formato híbrido, juntou mais de trinta participantes, com vista a apresentar e fornecer esclarecimentos sobre os critérios de elegibilidade à segunda chamada do MCFA2 aos prestadores de serviços de cozinha limpa com interesse em estabelecer ou expandir empresas locais inovadoras e sustentáveis no país. 

Falando na abertura do webinar, o Presidente da AMER, Ricardo Pereira, enalteceu a parceria com a Nefco dizendo que o programa MCFA vem para responder à demanda por apoio financeiro necessário para as empresas do sector de cozinha limpa que operam em Moçambique.

Por sua vez, a Gestora de Programa da Nefco, Heli Sinkko, durante a apresentação afirmou que o lançamento do MCFA2 visa acelerar a criação de mercados sustentáveis de longo prazo na África Subsaariana para apoiar o acesso a soluções de cozinha limpa e modernas para 4 milhões de pessoas. 

Heli Sinkko avançou ainda que o financiamento total disponível para o MCFA2 é de 16 milhões de euros e os tamanhos individuais dos bilhetes variam entre 500 mil e 2,5 milhões de euros.

Refira-se que o MCFA oferece uma combinação de financiamento baseado em resultados (RBF), financiamento de subvenção catalítica não reembolsável e assistência técnica a empresas activas no mercado de cozinha limpa para apoiá-las a expandir ainda mais seus negócios em Moçambique, República Democrática do Congo (RDC), Quênia, Malawi, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

Alg​un​s​ critérios de elegibilidade para o MCFA2:

Os candidatos podem ser prestadores experientes de serviços de cozinha limpa para uso residencial, comercial ou institucional, serviços públicos, operadores de mini-rede ou empresas que implantam sistemas solares autônomos que poderiam apoiar serviços de cozinha eletrônica em conjunto com suas operações principais.

A Janela de Financiamento Catalítico será direcionada a empresas em estágio anterior com potencial de escala. Do financiamento MCFA solicitado dentro desta janela, 50% serão fornecidos sob a forma de subvenções catalíticas não reembolsáveis e disponíveis para empresas na RDC, Malawi, Moçambique, Zâmbia e Zimbabwe. A Janela de Financiamento Scale-up estará aberta a empresas mais maduras em todos os países do projeto em termos semelhantes aos da primeira rodada de financiamento do MCFA. Esta vertente proporcionará até 30% do financiamento disponível sob a forma de subvenções catalíticas não reembolsáveis e o restante sob a forma de financiamento baseado nos resultados.

Processo de candidatura:

O processo de inscrição é dividido em duas etapas: uma etapa de Pré-Qualificação e uma etapa de Inscrição Final.

Durante a fase de pré-qualificação, os candidatos são convidados a fornecer informações limitadas relacionadas a determinados critérios de elegibilidade, bem como planos sobre como o financiamento será usado. Os candidatos aprovados na fase de Pré-Qualificação serão convidados para a fase de inscrição final e solicitados a apresentar planos de negócios completos, que serão avaliados e pontuados por um comitê de avaliação externo nomeado pela Nefco. 

As empresas contratadas ou actualmente em fase de contratação no âmbito da primeira ronda de financiamento (MCFA1) não são elegíveis para receber financiamento ao abrigo da nova ronda de financiamento (MCFA2) para o mesmo País do Projecto.

A submissão da candidatura ao financiamento do MCFA2 pode ser feita através do link: https://www.moderncooking.africa/apply-for-funding/ até 31 de Janeiro de 2024, às 12:00 (meio-dia) EET.

AMER

Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!


Iniciar sessão to leave a comment