Central solar em Moçambique inicia operação comercial

Central solar em Moçambique inicia operação comercial

A central de energia solar de Mocuba, Moçambique, iniciou a operação comercial com a ligação à rede eléctrica nacional, anunciou em comunicado divulgado em Oslo a empresa norueguesa Scatec Solar.

A central, com uma capacidade de 40 megawatts, fica localizada nos arredores daquela cidade da província da Zambézia e irá fornecer 79 gigawatts hora de energia eléctrica a 175 mil habitações no norte de Moçambique.

Os parceiros deste empreendimento são a KLP Norfund Investments (22,5%), Electricidade de Mozambique (25%) e a Scatec Solar (52,5%), tendo o contrato de compra e venda válido por 25 anos foi assinado com a estatal moçambicana em Outubro de 2016.

A entrada em funcionamento desta central fez com que a Scatec Solar disponha actualmente em quatro continentes de uma capacidade instalada de 951 megawatts e esteja envolvida na construção de mais centrais com um total de 953 megawatts.

Este projecto teve um custo de 76 milhões de dólares, obtidos através de uma aplicação em capital social de 14 milhões de dólares, uma doação de 7,0 milhões de dólares e empréstimos no montante de 55 milhões de dólares.

Fonte/Imagem: Macuahub