O relatório intitulado “Why Off-Grid Energy Matters 2024”, produzido pela 60 Decibels, uma empresa líder em medição de impacto social, baseia-se em entrevistas com mais de 79 mil clientes de energia fora da rede que utilizam dispositivos que vão desde lanternas solares a bombas de irrigação alimentadas por energia solar.
Recolhida através de mais de 500 projectos de recolha de dados em mais de 30 países, o Why Off-Grid Energy Matters 2024 oferece uma análise profunda e ascendente do impacto do acesso à energia para permitir que as organizações e os investidores possam colmatar o fosso energético e apoiar a promessa de não deixar ninguém para trás.
De acordo com a Directora da 60 Decibels, Kat Harrison "as informações reunidas não só iluminam o impacto transformador das soluções de energia fora da rede, como também destacam as oportunidades de maximizar esse impacto em todo o seu potencial. Este relatório é um apelo a todos os intervenientes no ecossistema energético para que aproveitem estes conhecimentos para agir. É evidente que os nossos esforços colectivos podem catalisar mudanças sociais profundas, aproximando-nos de um futuro em que a energia sustentável é uma realidade para todos".
Este relatório revela dentre vários dados, que as organizações de propriedade local e/ou lideradas por mulheres têm maior impacto, alcance feminino, alcance da pobreza, facilidade de utilização e taxas de satisfação do que os seus pares. Mais de 50% dos clientes relatam que as suas vidas "melhoraram significativamente" como resultado do seu acesso à energia. Um terço dos clientes tem dificuldades em utilizar o seu produto ou serviço de energia, o que revela a necessidade de melhorias significativas no sector.
Na sequência das conclusões obtidas, o relatório também destaca os esforços significativos da Iniciativa Energética 60 Decibels 2023, apoiada por parcerias com a Cygnum Capital, responsAbility, TripleJump, KawiSafi Ventures, Ethex/Energise Africa, Acumen, PIDG, Good Energies e a ajuda do Governo do Reino Unido através da plataforma Transforming Energy Access (TEA).
Salienta-se que este relatório expandiu-se desde a sua primeira edição em 2020 para recolher mais de 2,5 milhões de pontos de dados únicos nos últimos 3 anos. Inclui um maior número de empresas, uma maior variedade de produtos e serviços energéticos, novos indicadores de desempenho social, empresas com melhor desempenho e uma visão mais ampla do mercado.
Faça o download do maior relatório do mundo sobre Energia Fora da Rede AQUI!
AMER
Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!