AMER colabora na criação de Plataforma de Planeamento Energético para Moçambique

4 de dezembro de 2024 por
AMER

A Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) participou em uma consulta ao sector privado, organizada pela Unidade Integrada de Planificação e Coordenação da Electrificação (UIPCE) com o apoio da Sustainable Energy for All (SEforALL). O encontro, realizado no dia 22 de Novembro, visou discutir parâmetros e resultados da modelação para desenvolver a Plataforma Integrada de Planeamento Energético para a Electrificação de Moçambique.

Segundo Inocêncio Gujamo, Coordenador da UIPCE, a nova plataforma auxiliará o governo na tomada de decisões informadas com base em dados geoespaciais. Essas decisões abrangem o desenvolvimento de projectos de electrificação dentro e fora da rede, soluções de cozinha limpa e uso produtivo de energia, visando alcançar as metas de acesso universal estabelecidas no ODS7 até 2030.

Durante a reunião, o Representante da SEforALL, Andreas Sahlberg, apresentou o projecto, destacando que a iniciativa visa fortalecer as capacidades técnicas da UIPCE e desenvolver análises e modelos replicáveis. "Este é um caminho nacional de electrificação de menor custo, que identifica claramente as opções tecnológicas mais eficientes para cada localidade, sejam redes convencionais ou soluções fora da rede, como mini-redes e sistemas solares domiciliares (SHS)" - explicou Sahlberg.

A equipa da AMER elogiou a UIPCE e a SEforALL pela iniciativa, mas destacou a necessidade de refinar os resultados apresentados. "Os resultados precisam ser aprimorados para que a plataforma seja amplamente aceite e possa orientar eficazmente as políticas e estratégias de acesso à energia em Moçambique" - afirmou.

Gujamo acrescentou que a plataforma será desenvolvida com uma abordagem baseada em dados, utilizando ferramentas de ponta e conjuntos de dados abrangentes, disponíveis para o governo e as principais partes interessadas. "As apresentações realizadas durante a reunião serão compartilhadas com o sector privado para que todos possam contribuir com dados e sugestões de conteúdo para a plataforma" - referiu.

Gujamo acautelou que a plataforma será feita através de uma abordagem baseada em dados, utilizando ferramentas de ponta, conjuntos de dados abrangentes e uma abordagem técnico-económica espacialmente explícita, todos disponíveis para o governo e as principais partes interessadas.

“As apresentações feitas durante a reunião serão partilhadas com o sector privado de modo a permitir que todos dêem os seus contributos em termos de dados e sugestões de conteúdos a constar na plataforma” - concluiu Gujamo.

 

AMER

Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!

Iniciar sessão to leave a comment