AMER defende uma transição energética inclusiva, viável e sustentável em Moçambique

2 de setembro de 2024 por
AMER

A Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) destacou a necessidade de uma transição energética em Moçambique que seja inclusiva, economicamente viável e ambientalmente responsável. A declaração foi feita pelo Membro do Conselho Consultivo da AMER, Joaquim Magalhães, durante o Policy Dialogue sobre a Agenda de Transição Energética, realizado pelo Centro de Democracia e Direitos Humanos (CDD) no dia 15 de Agosto, em Maputo.

Representando a AMER no painel sobre a Estratégia de Transição Energética Justa (2024-2050), Joaquim Magalhães enfatizou que a transição deve ser conduzida de maneira a minimizar os impactos negativos e maximizar as oportunidades.

Segundo o Membro do Conselho Consultivo da AMER é essencial investir em programas de formação e requalificação profissional, integrando projectos de energias renováveis e criando um ambiente favorável ao investimento privado. "Como AMER, estamos prontos para colaborar com todas as partes interessadas para garantir que esse plano se traduza em benefícios concretos para o país e seu povo" - afirmou.

O Plano Estratégico do Ministério de Energia e Recursos Minerais (MIREME) para a transição energética prevê um investimento estimado em 80 bilhões de dólares. Para a AMER, este valor representa um potencial significativo para empresas que desejam investir no sector. A nova Lei de Energia, que permite ao sector privado investir em projectos de energias renováveis, oferece um período de concessão adequado para garantir o retorno dos investimentos, criando um ambiente favorável onde o risco é mitigado e o retorno é assegurado.

Durante o evento, a AMER através do seu Membro do Conselho Consultivo, Joaquim Magalhães reafirmou seu compromisso em trabalhar com o governo e outras partes interessadas para atrair investidores, propondo a criação de mecanismos de garantia, incentivos fiscais e um quadro regulatório claro e estável.

A Estratégia de Transição Energética de Moçambique, apresentada oficialmente na COP28 e aprovada pela Resolução nº 61/2023 de 29 de Dezembro, traça um caminho rumo a um sistema energético sustentável, moderno e acessível para todos os moçambicanos.

AMER juntos pelas energias renováveis em Moçambique!

Iniciar sessão to leave a comment