A Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) destacou a importância da juventude como força motriz da transição energética no país. A mensagem foi transmitida por Mayra Pereira, membro da Direcção da AMER, durante a palestra “Transição Energética no Contexto Moçambicano: Prós e Contras”, realizada no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM), em Maputo, no dia 13 de Agosto.
Na sua intervenção, Mayra sublinhou que a transição energética não se resume a tecnologias e infraestruturas, mas abre novas oportunidades concretas para os jovens, desde as energias renováveis, passando pela eficiência energética e mobilidade eléctrica, até à criação de negócios verdes e empregos sustentáveis.
“Cabe-nos, em conjunto, encontrar os espaços onde os jovens possam ser a força capaz de acelerar soluções climáticas inovadoras na transição para uma economia de baixo carbono. É dentro dos espaços de ensino que devemos começar e elevar o nível de discussão e entendimento sobre onde estamos e para onde queremos ir”, frisou.
O evento reuniu estudantes, especialistas e representantes do sector energético e ambiental, promovendo um debate aberto sobre os benefícios, limitações e impactos da mudança para fontes de energia mais limpas e sustentáveis.
A sessão contou ainda com a participação de personalidades como o Dr. Olavo Deniasse, Director-Geral do Instituto Nacional de Minas; o Dr. José Branquinho, Administrador do Instituto Nacional de Petróleo; e o Eng. Carlos Yum, Director do Gabinete de Mphanda Nkuwa, num painel moderado pelo Mestre António Saíde.
A participação da AMER nesta palestra reforçou o seu compromisso em promover um diálogo inclusivo que valorize a juventude e incentive a participação activa de estudantes e futuros profissionais na construção de um sector energético mais sustentável e resiliente em Moçambique.
AMER
Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!