Falando na 3ª Conferência Empresarial - Renováveis em Moçambique (RenMoz 2023), realizada a 24 de Novembro, em Maputo, o Presidente da Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER), Ricardo Pereira demostrou a satisfação com a aderência ao evento, que contou com um pouco mais de 1000 participantes registados.
Durante o seu discurso de abertura da Conferência, Ricardo Pereira, afirmou que "esta conferência não só é especial por podermos celebrar os marcos importantes que 2023 trouxe para este sector, mas representa também a solidificação deste evento como o maior e mais completo do nosso sector".
A RenMoz 2023 foi estruturado à nível de conteúdos, oradores e moderadores de forma a garantir «o esclarecimento sobre os planos estratégicos a serem traçados o sector das energias renováveis, garantir um espaço para as empresas locais poderem apresentar os seus serviços as empresas internacionais, e oferecer informamações sobre as oportunidades de financiamentos»- sublinha Ricardo Pereira.
Por sua vez, a Presidente da Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER), Mayra Pereira afirma que a grande participação na RenMoz 2023 constitui progresso a cada ano na realização do sonho da Associação, de juntar pessoas com interesse nas energias renováveis e trazer o acesso a informação em Moçambique.
No decorrer do evento, RenMoz 2023 acomodou num formato híbrido, a participação física e online de 17 investidores em uma sessão separada de pitching, que foi possível realizar em a colaboração com a AMER, o GET.invest Moçambique, financiado pela União Europeia e Alemanhã, e o Programa BRILHO, financiado pelos Governos do Reino Unido (FCDO) e Suécia (SIDA), e implementado pela SNV.
A 3ª Conferência Empresarial Renováveis em Moçambique-RenMoz 2023 contou com a presença de várias individualidades nacionais e internacionais, incluindo o Ministro dos Recursos Minerais e Energia, António Saíde que em seu discurso destacou que o evento decorre num momento em que a conjuntura do sector das energias renováveis é chamado a responder aos grandes desafios associados às mudanças climáticas e, consequentemente, a busca da resposta assente na transição energética justa.
“Fazemo-nos presente a este Fórum para reafirmar o nosso compromisso com a universalização do acesso à energia eléctrica para impulsionar o desenvolvimento económico e social de Moçambique, com base numa matriz de energia limpa, confiável e segura para as gerações futuras”- disse António Saíde.
A RenMoz 2023 teve vários pontos de discussão incluindo: a Estratégia de Transição Energética; o Plano de Electrificação nas Zonas Fora da Rede; o Código de rede para energias renováveis; entre outros.
Acompanhe AQUI alguns momentos da conferência
AMER
Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique