A Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) junto de mais de 35 membros participaram, no dia 24 de Abril, na mesa-redonda à porta fechada, organizada pela Agência Internacional de Energia (AIE) em colaboração com o Ministério de Recursos Minerais e de Energia (MIREME).
A mesa-redonda enquadra-se no processo de Análise das Políticas Energéticas de Moçambique em diferentes áreas de actuação, como, o acesso à electricidade e cozinha limpa, o sistema eléctrico, as energias renováveis, segurança energética, minerais críticos, investimento, eficiência energética, clima e ambiente.
O evento foi dividido em três sessões e contou com a participação de 15 especialistas da AIE que estão a desenvolver consultas aprofundadas com o sector público, sector privado, sociedade civil e parceiros de desenvolvimento sobre temas relevantes do sector energético moçambicano.
Durante a mesa-redonda foram abordadas questões críticas, como as barreiras de desenvolvimento do mercado, desafios políticos na área dos projectos de energia fora da rede, incentivos fiscais, entre outras que constituem empasse para promoção do acesso equitativo à energia em Moçambique.
Após este processo de consultas ao sector de energia moçambicano, a Agência Internacional de Energia (AIE) irá apresentar as recomendações-chave ao MIREME de modo a estimular e apoiar os projectos de soluções energéticas sustentáveis no país.
Este exercício de análise é uma actividade chave da AIE, realizada em mais de 30 países há mais de 40 anos. O projecto será realizado por uma equipa composta de peritos da AIE, bem como funcionários experientes de ministérios de energia de diferentes países membros e países parceiros da AIE.
No contexto específico de Moçambique, o processo enquadra-se também de forma mais ampla nas actuais reflexões e objectivos do Governo no âmbito da sua Estratégia de Transição Energética, apresentada em Dubai na COP28.
AMER
Juntos pelas Energia Renováveis em Moçambique!