AMER participa no workshop de apresentação da Estratégia de Energias Renováveis da EDM e destaca importância de um documento inclusivo e realista

3 de julho de 2025 por
AMER

A Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) participou, no dia 27 de Junho de 2025, em Maputo, no workshop de apresentação do relatório intermédio da actividade “Elaboração da Estratégia de Energias Renováveis para EDM e Segurança de Fornecimento”. O evento foi promovido no âmbito do PROMOVE ENERGIA I: Facilidade de Preparação de Projectos, uma iniciativa inserida nas relações de cooperação entre o Governo de Moçambique e a União Europeia, através do 11.º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED).

O workshop, conduzido pelo Centro de Recursos Energéticos (ERC) – Assistência Técnica junto da Electricidade de Moçambique (EDM) –, contou com a presença de representantes do sector energético nacional e parceiros de desenvolvimento, com o objectivo de apresentar os progressos alcançados até ao momento na formulação da Estratégia, bem como colher contribuições dos intervenientes.

A Estratégia de Energias Renováveis da EDM visa orientar o desenvolvimento sustentável do sector ao longo dos próximos 10 anos, através de uma abordagem integrada e holística que considera aspectos técnicos, regulatórios, legais, de financiamento e de reforço institucional. A sua elaboração está a ser alinhada com as diretrizes do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) e busca respeitar padrões técnicos internacionais e legislação nacional aplicável, incluindo o Código de Rede de Energias Renováveis.

Para além da apresentação do relatório intermédio, a iniciativa prevê duas sessões de capacitação, com duração de uma semana cada, dedicadas a métodos de planeamento e aos modelos utilizados no processo de desenvolvimento da Estratégia. Estas sessões irão fortalecer a compreensão técnica dos intervenientes e promover o alinhamento entre os vários actores do sector.

Durante a sua intervenção, a AMER saudou a iniciativa da criação da Estratégia, considerando-a um passo fundamental para o fortalecimento institucional da EDM – membro da associação – e para a consolidação de uma matriz energética mais limpa e resiliente. “Felicitamos a EDM e os seus parceiros por esta iniciativa estratégica e recomendamos que o documento final reflita com realismo os contextos e desafios do país, assegurando a integração de questões climáticas e de género, e servindo como guia orientador em todas as fases de implementação, monitoria e avaliação dos projectos de energias renováveis em Moçambique”, afirmou a AMER.

A Estratégia de Energias Renováveis está inserida no contexto mais amplo do Programa Indicativo Nacional (PIN) 2014–2020 da União Europeia para Moçambique, que alocou cerca de 697 milhões de euros ao país. Entre as áreas prioritárias deste programa está o desenvolvimento rural, com foco no acesso à energia, promovendo um ambiente favorável ao investimento e contribuindo para a melhoria das condições de vida das populações em zonas rurais, especialmente jovens e mulheres.

Espera-se que a versão final da Estratégia esteja concluída até Outubro de 2025, consolidando um roteiro claro e orientador para o desenvolvimento sustentável das energias renováveis no país.

 

AMER

Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!

Iniciar sessão to leave a comment