BGFA prepara o lançamento da chamada para financiamento de soluções de Uso Produtivo de Energia em Moçambique

28 de junho de 2024 por
vania

O Beyond the Grid Fund for Africa (BGFA) prevê lançar dentro da primeira quinzena do mês de Julho, o seu sexto convite à apresentação de propostas para financiamento (BGFA6), que é o segundo especificamente para Moçambique.

Com um financiamento total de 3,4 milhões de euros, cerca de 230 milhões de meticais, o BGFA6 pretende financiar soluções de uso produtivo de energia (UPE) desde sistemas de irrigação movidos a energia solar, unidades de refrigeração para conservação de alimentos, barcos de pesca eléctricos, equipamentos de processamento agrícola e soluções de mobilidade electrónica, como bicicletas e trotinetas eléctricas e outras soluções ligadas à mini-redes.

O BGFA6 será financiado pelo Governo da Suécia e administrado pela Nordic Environment Finance Corporation (Nefco) através de um processo de candidatura simplificado e de fase única, facilitando a participação de todos os fornecedores de serviços de energia com fins lucrativos.

Segundo a Gestora de Programas na Nefco e Coordenadora do BGFA6, Tina Möller, o financiamento será estruturado para apoiar a expansão das soluções UPE através de um modelo baseado em resultados, em que os pagamentos estão ligados à obtenção de resultados predefinidos e podem incluir um adiantamento de até 30%.

Poderão candidatar-se ao BGFA6 fornecedores de serviços de energia com fins lucrativos, com um histórico comprovado na implementação de soluções PUE, especialmente aquelas que já operam em Moçambique ou noutras partes da África Subsaariana. “As empresas devem demonstrar potencial de escalabilidade e impacto, assegurando que suas soluções podem gerar benefícios socioeconómicos significativos” - destacou Tina Möller.

Para promover esta oportunidade, o BGFA em parceria com a Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) organizará um evento híbrido no dia 30 de Julho, para fornecer aos potenciais candidatos uma visão detalhada sobre o processo de candidatura, critérios de elegibilidade e benefícios do BGFA6.

De acordo com Tina Möller, o lançamento da chamada para financiamento do BGFA6 constitui um marco significativo na jornada colectiva em busca de soluções de energia sustentável em Moçambique. “Ao aproveitar o poder das soluções UPE, podemos desbloquear novas oportunidades económicas, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de vida de inúmeros Moçambicanos. Portanto, aguardamos com expetativa a participação das empresas locais no evento e esperamos ansiosamente as propostas inovadoras que irão moldar o futuro da energia em Moçambique”- conclui.

Photo: Femaler farmer in Zambia – Jason Mulikita for Beyond the Grid Fund Africa/Nefco

AMER

Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!


Iniciar sessão to leave a comment