Comunicado de Imprensa do BGFA: Nova Chamada para Financiamento de Soluções de Uso Produtivo de Energia em Moçambique

5 de junho de 2024 por
Helena Macune

O Beyond the Grid Fund for Africa (BGFA) vai lançar uma segunda chamada para financiamento em Moçambique, centrada em soluções de Uso Produtivo de Energia, que será aberta no final de Junho. Este é o sexto convite à apresentação de propostas do BGFA para incentivar soluções de energia limpa fora da rede na África Subsaariana.

A nova ronda de financiamento terá como alvo os fornecedores de soluções de Uso Produtivo de Energia (UPE) numa série de domínios, incluindo a Agricultura (bombagem de água, irrigação), Processamento e Distribuição de Alimentos (cadeia de frio), Pesca e Mobilidade Electrónica. As soluções PUE ligadas a Mini-Redes também serão elegíveis. O financiamento total disponível será de 3,4 milhões de EUR.

“As soluções PUE podem proporcionar amplos benefícios socio-económicos para a população de Moçambique, incluindo o crescimento económico, a geração de rendimentos, a criação de emprego e, muitas vezes, a redução da carga de trabalho, permitindo que as pessoas tenham tempo para realizar actividades produtivas adicionais. Há apenas alguns anos, a bombagem solar de água e a refrigeração solar eram ainda classificadas como soluções “próximas do mercado”, mas estão agora amplamente representadas na carteira do BGFA no Uganda e na Zâmbia. Como próximo passo, gostaríamos de alargar o mercado em Moçambique", comenta Tina Möller, Gestora de Programas da Nefco.

Todos os fornecedores de serviços de energia com fins lucrativos com experiência em escalar soluções PUE em Moçambique ou noutros locais da África Subsaariana são cordialmente convidados a candidatar-se. Os candidatos terão de demonstrar capacidade para escalar as suas operações. Em Moçambique, o concurso está a ser promovido pela Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER).

Tal como nos convites recentes, o novo convite (BGFA6) será gerido através de um processo de candidatura simplificado e numa única fase. Os candidatos serão convidados a apresentar um Plano de Negócios, para além de cumprirem os principais requisitos de elegibilidade do BGFA.

No âmbito do convite à apresentação de propostas, que abre no final de Junho de 2024, as empresas são convidadas a candidatar-se a financiamento através de um processo de candidatura em linha. Mais informações, critérios de seleção e orientações serão disponibilizados no site do BGFA, beyondthegrid.africa , quando a chamada para financiamento for aberta.

Para mais informações, por favor contacte:

  • Tina Möller, Gestora de Programas da Nefco

tina.moller@nefco.int, +358 10 6180 651

  • Kari Hämekoski, Gestor de Programa Sénior da Nefco

kari.hamekoski@nefco.int, +35810 618 0660

  • Nilsia Parruque. Administradora Financeira na AMER

nilsia@amer.org.mz, +258 843404142,

Faça o download do Comunicado de Imprensa na versão inglesa AQUI

 

Sobre o BGFA

O Beyond the Grid Fund for Africa (BGFA) é um fundo de múltiplos doadores criado e gerido pelo Nefco - o Banco Verde Nórdico. A Nefco é uma instituição financeira internacional com sede em Helsínquia, Finlândia, centrada em investimentos ambientais e climáticos e na gestão de fundos. O BGFA é implementado pela Nefco, com o apoio de dois parceiros de implementação do projeto. NIRAS é uma empresa de consultoria em desenvolvimento e engenharia com sede na Dinamarca. A Parceria para as Energias Renováveis e a Eficiência Energética (REEEP), uma parceria internacional multilateral com sede em Viena, Áustria, tem por objetivo acelerar a implantação de soluções de energias renováveis e de eficiência energética baseadas no mercado nos países em desenvolvimento.

O atual programa BGFA de 126 milhões de euros foi criado em 2019 por iniciativa da Suécia através da Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (Sida). Desde então, foi desenvolvido pela Nefco num programa de vários doadores financiado pela Dinamarca através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, pela Alemanha através do seu banco de desenvolvimento KfW, pela Noruega através da Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento Norad e pela Suécia. A Power Africa, uma iniciativa administrada pela USAID, está a fornecer uma contribuição de assistência técnica em espécie.

Leia mais em www.beyondthegrid.africa

AMER

Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!

Iniciar sessão to leave a comment