Editorial de Fevereiro 2024 (UIPCE)

4 de março de 2024 por
Helena Macune

Caros Leitores,

O Governo de Moçambique assumiu o compromisso de providenciar energia de qualidade, acessível e sustentável a todos os moçambicanos até 2030, tendo para esse propósito criado a Unidade Integrada de Planificação e Coordenação de Electrificação (UIPCE).

A UIPCE foi criada em Maio de 2023, para apoiar na planificação, coodenação, definição e implementação das metas de electrificação, bem como monitorar toda actividade no âmbito da Estratégia Nacional de Electrificação, apoiando no estabelecimento de prioridades de electrificação dentro e fora da rede, de acordo com critérios e opções de menor custo.

Após um trabalho interno no âmbito das nossas actividades e, o reconhecimento do sector privado como lider na electrificação fora da rede, vimos a AMER como um potencial parceiro devido ao seu papel de interlocutor que promove uma voz unificada deste sector, para disseminar infomações alinhadas aos nossos objectivos.

Neste contexto, a Unidade Integrada de Planificação e Coordenação de Electrificação (UIPCE) em parceria com a AMER  organizaram o primeiro Fórum Bi-Anual de Energia Fora da Rede que objectivava promover soluções energéticas sustentáveis em Moçambique.

O Forúm foi realizado nos dias 26 e 27 de Fevereiro de 2024, em Maputo, e juntou cerca de 90 participantes presenciais que incluíram, entidades públicas, o sector privado, financiadores  e  programas de energia.

Foram dois dias que serviram para abordar os desafios críticos e as oportunidades em Mini-Redes, Sistemas Solares Domésticos, Clima e Soluções de Cozinha Limpa, com questões transversais sobre a Inclusão do Género e Incentivos Fiscais.

Sendo o nosso primeiro evento organizado com o sector privado,  superou as nossas expectativas, uma vez que foi possível estarmos a par das actividades em curso, realizações e desafios enfrentados por vários parceiros no sector da energia fora da rede, melhorias a se fazer nos quadros políticos para apoiar as soluções energéticas, e estabelecer estratégias para manter mecanismos de coordenação sustentáveis a longo prazo. 

Sem dúvidas, esta foi uma grande parceria entre a UIPCE e a AMER e, com certeza irá impulsionar o cumprimentos dos nossos objectivos e a visibilidade da Unidade nesta fase embrionária e, reforçará a colaboração sectorial entre o governo, o sector privado, a comunidade de doadores e outros actores relevantes.

A UIPCE conclui a sessão salientando que, enquanto parte do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, espera que estas iniciativas sirvam como catalisadores para avanços significativos no sector de energia fora da rede, promovendo um ambiente de colaboração, inovação e desenvolvimento sustentável em Moçambique.

 Esperamos contar com todos leitores no 2º Fórum Bi-anual previsto para Agosto de 2024, onde traremos resultados das questões levantadas no 1º Fórum e ainda dos últimos desenvolvimentos do sector e as prioridades para 2025.

Autor: Inocêncio Gujamo, Coordenador da UIPCE

I​magem: tawatchai07

​AMER

Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!

 


Iniciar sessão to leave a comment