Editorial de Janeiro 2024 (Nefco)

26 de janeiro de 2024 por
Helena Macune

Caros Leitores, 

Em nome da NEFCO gostaria de desejar um 2024 de muito sucesso e várias oportunidades para o sector das energias renováveis em Moçambique. Tem sido um enorme prazer, colaborar com diferentes associações ao nível da África, e neste instante com a Associação Moçambicana de Energias Renováveis - AMER. 

Após um trabalho interno no âmbito da segunda chamada do Modern Cooking Facility for Africa (MCFA2) de financiamento às empresas de cozinha melhorada na África Subsaariana (Moçambique, República Democrática do Congo, Quénia, Malawi, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe), identificamos a AMER como sendo um parceiro local  estratégico devido ao seu papel de interlocutor que promove uma voz unificada do sector, para disseminar informações sobre esta chamada, bem como convidar potenciais empresas/concorrentes através de um Webinar informativo e interativo, entre outras plataformas. 

Modern Cooking Facility for Africa (MCFA2) foi lançado no final de Novembro de 2023 para apoiar o acesso e a expansão de soluções de cozinha limpa de alta tecnologia em sete países mencionados acima. 

O Webinar foi organizado pela AMER em colaboração com a NEFCO no dia 18 de Janeiro de 2024 em Maputo, onde contou com mais de 30 participantes presenciais e online. 

Este Webinar teve como objectivo principal apresentar e esclarecer todos critérios de elegibilidade a serem considerados durante o processo de candidatura à esta chamada, de forma a impulsionar o mercado de tecnologias de cozinha limpa na África Subsaariana, com ênfase em Moçambique e ainda tornar essas soluções mais acessíveis aos consumidores. 

Sem dúvidas, esta foi uma grande parceria entre a AMER e a NEFCO e com certeza irá impulsionar a presença local da equipa do MCFA em Moçambique, bem como aumentar o interesse e a visibilidade da MCFA e do convite à apresentação de propostas na chamada em curso. 

Durante o Webinar, grande parte das empresas, questionaram sobre os mecanismos que podem ser usados para candidaturas,  e se terão possibilidade de proceder com a candidatura por meio de consórcio. Ainda neste evento, foi partilhado que os candidatos (ou seja, as empresas que candidatam-se ao financiamento do MCFA2 individualmente ou em nome de um Consórcio de Projecto) devem ser empresas com fins lucrativos. Os candidatos devem estar legalmente constituídos e incluídos no registo de empresas com fins lucrativos no País do Projecto ou comprometerem-se a ser constituídos e registados como tal antes de assinarem um possível contrato com a Nefco. 

Todos esses critérios foram disponibilizados durante o Webinar e podem ser consultados na versão em portugûes, inglês e francês através do link  AQUI!  

A Nefco concluiu a sessão salientando que, enquanto Facility Manager, espera ver muitas candidaturas apresentadas por empresas em Moçambique, bem como nos outros países do projeto!

O prazo para as candidaturas à fase de Pré-Qualificação é 31 de Janeiro de 2024 às 12H (meio-dia) EET. 

Em caso de dúvidas podem contactar a AMER através do e-mail: contact@amer.org.mz 

​Autoras: 

Emma Yrjölä e Heli Sinkko,  Nordic Environment Finance Corporation (NEFCO)

Foto das autoras: Jussi Ratilainen

AMER

Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!


Iniciar sessão to leave a comment