EDM e UEM promovem inovação tecnológica e investigação científica para a electrificação de África

28 de junho de 2024 por
AMER

A Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM), em parceria com a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), promoveu nos dias 18 e 19 de Junho de 2024, na Cidade de Maputo, a 4ª edição das Jornadas Científicas da EDM.

O evento, que teve como lema "Engenharia ao Serviço da Inovação e Energização de África", contou com a participação  de  mais 600 participantes desde engenheiros, estudantes, docentes, investigadores e o público em geral para debater temas científicos e técnicos, valorizando a inovação e a investigação científica.

Na abertura do evento, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da EDM, Marcelino Gildo Alberto, destacou que as Jornadas Científicas visam fortalecer a ligação entre empresas, academia, sociedade e o sector produtivo.

“Vamos mobilizar e promover a cultura de produção de trabalhos científicos, investigação e pesquisa, visando reduzir o fosso entre o segmento operacional e as instituições de ensino, identificando soluções assertivas para os desafios atuais” - sublinhou o PCA da EDM, Marcelino Gildo Alberto.

O evento também incluiu uma dimensão prática, com demonstrações de soluções de engenharia moderna, além de espaços para a partilha de experiências e apresentação de inovações tecnológicas focadas no aumento da produtividade industrial no país. Durante a 4ª edição, foram apresentados mais de 70 projectos, dos quais 10 foram premiados nas categorias de sustentabilidade, soluções práticas de engenharia, inovação e revelação.

O vencedor do 1° lugar na categoria de sustentabilidade foi Yunus Amuji, estudante finalista de licenciatura em Engenharia Química pela UEM, depois de apresentar um estudo sobre o potencial energético da biomassa (casca e sabugo de milho) para produção e uso de briquetes carbonizados como método de mitigação do uso da lenha e carvão vegetal.

“Foi uma surpresa para mim ter sido premiado, e este prémio foi um enorme incentivo para continuar a trabalhar. Acredito ainda que é grande incentivo para todos os projectos que englobam as energias renováveis em Moçambique”  - disse Amuji.

Por sua vez, Marta Nhanombe, mestranda em Ciências e Tecnologias de energias Renováveis na UEM, vencedora do 2º lugar na categoria soluções práticas de engenharia, apresentou uma  pesquisa sobre sistemas de biogás para a descentralização energética e uma matriz energética sustentável, com estudo de caso nas províncias de Maputo e Inhambane.

Já, Hamida Mazive, estudante de mestrado em Ciências e Tecnologias em Energias Renováveis na UEM e vencedora do 3º lugar na categoria de sustentabilidade, apresentou um projecto de briquetes não carbonizados à base de casca de amendoim. “Este prémio é um reconhecimento de que a solução apresentada responderá às necessidades energéticas da nossa sociedade, inserindo-se na sustentabilidade por ser do sector de energias renováveis” - afirmou Mazive.

A 4ª edição das Jornadas Científicas da EDM abordou temas como energias renováveis, eficiência energética, acesso à energia, políticas energéticas e sustentabilidade ambiental, integração de fontes renováveis na matriz energética e tecnologias inovadoras para o desenvolvimento de infraestrutura energética sustentável.


AMER

Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!

Iniciar sessão to leave a comment