EDP anuncia 1 milhão de euros para projectos de energias renováveis em África, incluindo Moçambique

4 de dezembro de 2024 por
AMER

A EDP Renováveis, empresa portuguesa, anunciou a disponibilização de 1 milhão de euros (aproximadamente 65,8 milhões de meticais) para financiar nove (9) projectos de energia renovável em quatro países africanos, incluindo Moçambique, como parte da 6ª edição do programa "Fundo A2E (Acesso à Energia)".

Este fundo destina-se principalmente a iniciativas nas áreas da saúde e educação, com o potencial de impactar positivamente a vida de mais de 5 milhões de pessoas. "Mais de 150 unidades de saúde que prestam cuidados primários à população e cerca de 20 escolas estão entre os principais beneficiários dos projectos seleccionados na 6ª edição do Fundo A2E (Acesso a Energia) em Moçambique, Quénia, Maláui, Nigéria e Ruanda" - explicou a Administradora Executiva da EDP e Presidente da Fundação EDP, Vera Pinto Pereira.

Pereira mencionou que os novos projectos deverão beneficiar directamente cerca de 30​0 mil pessoas e mais de 5,5 milhões indiretamente. "Uma em cada 11 pessoas no mundo ainda não tem acesso à electricidade, e dois bilhões vivem sem água potável. O Fundo A2E foi criado para ajudar a mitigar estes números, indo além de um simples contributo financeiro – ele representa um compromisso com a melhoria da qualidade de vida das comunidades e um passo em direcção a um futuro mais sustentável e com maior inclusão energética".

A iniciativa reforça a estratégia de impacto social e de transição energética justa da EDP a nível global, especialmente em economias em desenvolvimento, alinhando-se com os temas centrais discutidos na recente COP29 sobre novas metas para financiar os países mais afetados pelas mudanças climáticas.

Desde o seu lançamento em 2018, o Fundo 2AE já financiou 38 projectos em países como Angola, Moçambique, Malawi, Nigéria, Quênia, Ruanda e Tanzânia, com um total de 3,5 milhões de euros, beneficiando diretamente mais de 230 mil pessoas e cerca de 2,5 milhões de forma indirecta.

Conheça AQUI todos os projectos da EDP.

 

AMER

Juntos pelas Energias Renováveis em Mocambique!

Iniciar sessão to leave a comment