A Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) e a Cooperação Alemã (GIZ) através do Programa Energising Development (EnDev) em Moçambique, lançaram um convite para apresentação de propostas para recepção de fundos baseados em resultados (RBF) através da Janela do Acesso LNOB+ para Sistemas Domésticos Solares e Fogões Melhorados.
Esta Janela que será implementada através do Fundo de Acesso às Energias Renováveis - FASER visa estimular a cadeia de valor e distribuição dos mercados de tecnologia de energia renovável (RE) em Moçambique e promover uma adopção mais ampla dessas tecnologias em todo o país, contribuindo assim para os esforços do Governo, para o alcance da ambiciosa meta de prover acesso universal à energia até 2030.
A Janela do Acesso LNOB+ é uma extensão da Janela do Acesso à Energia que visa incentivar empresas a promover o uso de tecnologias de energias renováveis de qualidade para assegurar o acesso à energia sustentàvel às famílias particularmente vulneráveis das zonas urbanas, peri-urbanas e rurais de todas as províncias de Moçambique.
Nesta segunda chamada para apresentação de propostas para a Janela de Acesso, espera-se atingir grupos específicos, tais como: famílias nas zonas rurais, famílias lideradas por mulheres, idosos que cuidam de crianças, famílias vivendo em zonas de reassentamento, deslocados internos, comunidades hospedeiras, etc.
São elegíveis para o Fundo RBF: os Fornecedores e Distribuidores de Tecnologias de energia renováveis descentralizadas. Os implementadores podem ser empreendedores individuais, empresas, associações, cooperativas, parcerias e/ou consórcios entre empresas locais e internacionais que realizam actividades com o objetivo de vender tecnologias elegíveis aos consumidores finais numa base comercial.
Para mais informações e instruções para a apresentação de propostas entre em contacto através do Email: faser.moz@giz.de e pela através da plataforma: www.faser.co.mz.
AMER
Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!