A MozYouth e a AMER alcançaram um marco significativo na 2ª edição do Programa de Estágios, preenchendo 160 das 300 vagas disponibilizadas em Março deste ano. Jovens de todo o país foram alocados em empresas sustentáveis, reforçando a contribuição ao desenvolvimento socioeconómico de Moçambique.
A iniciativa tem como objectivo integrar recém-graduados, pré-universitários e graduados do ensino técnico em empresas verdes. Com foco na sustentabilidade, os estagiários estão inseridos em áreas estratégicas como energias renováveis, tecnologia sustentável, agronegócio e práticas agrícolas sustentáveis, além da indústria de reciclagem e tratamento de resíduos. Até agora, 29 empresas parceiras estão envolvidas no programa.
De acordo com a Directora de Operações da MozYouth, Vanessa Muteia, o resultado é um reflexo do impacto positivo da parceria e do interesse crescente de jovens em atuar em empresas sustentáveis. “Dos 160 estagiários inseridos, 91 foram efectivados, tornando-se colaboradores permanentes das empresas parceiras. Isso demonstra o impacto directo do programa na formação e inclusão no mercado de trabalho”.
Apesar dos resultados positivos, a escassez de empresas comprometidas com práticas sustentáveis ainda representa um desafio para o preenchimento das 300 vagas previstas. Para enfrentar essa barreira, a MozYouth reforça o convite para que mais empresas se juntem ao programa, contribuindo para a formação de jovens talentos e para o desenvolvimento sustentável do país.
“As empresas interessadas podem receber estagiários por um período de 3 a 6 meses, com total suporte da MozYouth, que gerenciará os aspectos administrativos, incluindo subsídios, seguros e a assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU)”, explicou Vanessa Muteia. Os interessados podem entrar em contato através dos e-mails info@mozyouth.co.mz ou contact@amer.org.mz.
Com a continuidade da parceria, a MozYouth e a AMER planeam expandir o número de empresas verdes parceiras, garantindo a ocupação das 300 vagas e promovendo a inclusão de mais jovens no mercado de trabalho. As acções para conscientização e busca de novos parceiros também serão intensificadas, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento sustentável.
A 2ª edição do Programa de Estágios é uma iniciativa conjunta da MozYouth e da AMER, com financiamento do Programa WE4D da GIZ Cooperação Alemã. A iniciativa reafirma o compromisso de ambas as organizações em transformar o futuro do mercado de trabalho em Moçambique, conectando talentos locais a oportunidades em empresas sustentáveis.
AMER
Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!