RENMOZ 2025: Moçambique caminha firme rumo a materialização da transição energética

7 de maio de 2025 por
AMER

Maputo acolheu, nos dias 23 e 24 de Abril de 2025, a 4ª Edição da Conferência Empresarial Energias Renováveis – RENMOZ 2025. O evento reuniu mais de 550 participantes presenciais e 2300 participantes online, incluindo líderes empresariais, autoridades governamentais, especialistas e investidores nacionais e internacionais.

Sob o lema “Transição Energética de Moçambique”, a conferência destacou-se como uma plataforma estratégica de convergência, reforçando o compromisso nacional com a aceleração da transição energética. O evento permitiu um amplo debate sobre as prioridades do sector, com enfoque na Estratégia de Transição Energética de Moçambique (ETE), assente em quatro pilares fundamentais: Sistema energético moderno e renovável; industrialização verde; acesso universal com foco em mini-redes, sistemas solares caseiros (SSC) e cozinha limpa; e descarbonização dos transportes.

A transição energética em Moçambique foi descrita como uma mudança estrutural, que ultrapassa a simples substituição tecnológica. Trata-se de uma transformação de mentalidade e de modelo de desenvolvimento, centrada nos territórios e em diálogo com as comunidades.

“A conferência serviu de oportunidade singular para reforçar o nosso compromisso com a transição energética no país. Estamos a construir um novo sistema energético e assumimos o compromisso de garantir que este seja moderno, justo e resiliente,” afirmou Ricardo Pereira, Presidente da Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER).

Durante a RENMOZ 2025, foram apresentadas iniciativas e instrumentos estratégicos que reforçam o ecossistema das energias renováveis em Moçambique: lançamento do Fundo Catalítico para Cozinha Limpa; lançamento do Fundo Catalítico para Sistemas Solares Caseiros, anúncio da implementação do programa +Sol, a partir de 2025; pré-qualificação do programa GET FiT para mini-redes. Na ocasião, foi igualmente lançado o 4ª edição do “Resumo: Renováveis em Moçambique 2024”, documento crucial que oferece uma análise abrangente da evolução do sector, com dados actualizados, tendências e oportunidades de investimento.

Actualmente, 65% da geração eléctrica de Moçambique provém de fontes renováveis, e o país apresenta uma taxa de electrificação de 60,1%. Iniciativas como o RBF, os leilões PROLER e o novo GET FiT Mozambique para mini-redes continuam a reforçar o ambiente favorável ao investimento em energias limpas.

“A RENMOZ 2025 revelou-se um verdadeiro catalisador de ideias e compromissos concretos para acelerar a transição energética em Moçambique e nos países de expressão portuguesa. Para o momento que atravessamos, mostra-se crucial o investimento em competências técnicas como a instalação e manutenção de sistemas solares e mini-redes, habilidades sociais como gestão e comunicação, bem como ferramentas digitais como contadores inteligentes e sistemas de facturação remota,” destacou Mayra Pereira, Presidente da Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER).

A conferência ofereceu um ambiente vibrante, ideal para estabelecer conexões estratégicas e fomentar o diálogo entre 13 investidores e 6 empresas do sector, através de sessões de pitching voltadas para oportunidades reais de negócio e cooperação. Igualmente, o evento contou com: 4 eventos paralelos, 7 stands na área de exposição, 12 patrocinadores, 14 sessões de debate, mais de 40 oradores, representando o sector público, privado, programas de desenvolvimento e doadores.

A RENMOZ 2025 foi co-organizada pela AMER e pela ALER, com o apoio do GET.invest Mozambique (financiado pela União Europeia e Alemanha), da Africa Energy Challenge Fund (AECF) e da Embaixada da Suécia.      

 

AMER

Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!            

Iniciar sessão to leave a comment