A Nefco termina a fase de Pré-Qualificação com nove candidaturas elegíveis de Moçambique para a segunda chamada de financiamento do Modern Cooking Facility for Africa (MCFA2) que visa apoiar o acesso e a expansão de soluções de cozinha limpa de alta tecnologia nos países da África Subsariana.
De acordo com a Chefe da MCFA e Vice-Presidente de Fundos Especiais da Nefco, Ash Sharma, em Comunicado de Imprensa, a segunda chamada superou as expectativas com cerca de 100 candidaturas elegíveis dos sete países do projeto MCFA aprovadas na seleção inicial. Relativamente a Moçambique, foram recebidas nove (9) candidaturas elegíveis, sendo quatro (4) para a Janela de Financiamento Catalítico e cinco (5) para a Janela de Financiamento de Expansão.
"Olhando para trás, 2024 será visto como um ano decisivo para a indústria da cozinha limpa. É extremamente positivo ver um interesse tão significativo no nosso financiamento por parte do sector privado. Isso demonstra que a cozinha limpa está agora recebendo mais atenção e que há um pipeline viável de empresas no setor de cozinha limpa", disse Ash Sharma. "Esta chamada do MCFA foi subscrita mais do que nove vezes, demonstrando que é necessário apoio financeiro para escalar soluções no sector privado".
As candidaturas que passaram com sucesso a primeira seleção estão divididas pelos países do projeto da seguinte forma: 9 de Moçambique, 10 da Tanzânia, 11 da República Democrática do Congo,14 do Zimbabwe, 15 do Quénia, 18 do Malawi e 22 da Zâmbia.
Por sua vez, a Gestora do Programa MCFA na Nefco, Heli Sinkko, disse que "Com um número tão elevado de candidaturas recebidas, seremos capazes de dar um contributo significativo para a transição para alternativas de cozinha limpa em todos os países do projeto MCFA. Daí que agradecemos a todos os nossos parceiros e doadores, bem como às associações locais para a cozinha limpa e as energias renováveis nos países MCFA, pelo seu apoio para dar visibilidade ao programa e ao concurso público".
Refira-se que para segunda chamada do MCFA2 em Moçambique, a AMER em parceria com a NEFCO realizaram no passado dia 18/01, em Maputo, um Webinar informativo com vista a apresentar e fornecer esclarecimentos sobre os critérios de elegibilidade.
A chamada de financiamento do MCFA2 está dividida em duas vertentes de financiamento que combinam o financiamento baseado nos resultados e o financiamento de subvenções catalíticas. O financiamento total disponível para ambas as vertentes, em todos os programas nacionais, ascenderá a 16 milhões de euros, e os montantes individuais das subvenções variarão entre 500 mil e 2,5 milhões de euros.
A segunda chamada de financiamento do Modern Cooking Facility for Africa (MCFA2) encerrou a 31 de Janeiro para fornecedores de cozinha limpa na República Democrática do Congo (RDC), Quénia, Malawi, Moçambique, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe. Os candidatos foram notificados do resultado da pré-candidatura e os que passaram na triagem inicial foram convidados a enviar os seus planos de negócios até 2 de Abril e as propostas financeiras até 15 de Maio de 2024.
Para mais informações, contacte-nos através: contact@amer.org.mz
Fonte da imagem: Nefco
AMER
Juntos pelas Energias Renováveis em Mocambique!