AMER destaca desafios e oportunidades em energias renováveis na FACIM

September 2, 2024 by
AMER

A Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) marcou presença na 59ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), participando como oradora no painel “Desafios e Oportunidades nas Energias Novas e Renováveis”.

Organizada pela Agência do Vale do Zambeze, no dia 29 de Agosto, a sessão reuniu diversas entidades de relevo, incluindo o Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), a Autoridade Reguladora de Energia (ARENE) e o Fundo de Energia (FUNAE, FP).

Representando a AMER, o Membro da Direcção, o Miguel Sottomayor, destacou os progressos regulatórios que estão a impulsionar o sector privado nas energias renováveis em Moçambique.

Miguel Sottomayor sublinhou a importância da Estratégia de Transição Energética, coordenada entre o governo e o sector privado, como pilar fundamental para assegurar que as energias renováveis desempenhem um papel central no desenvolvimento nacional.

Sottomayor ressaltou os quatro pilares essenciais desta estratégia: a criação de um sistema energético moderno baseado em fontes renováveis, a promoção da industrialização verde, a garantia do acesso universal às energias renováveis e a adopção de energias limpas no transporte. “Essa abordagem integrada é vital para o crescimento sustentável do sector” - afirnou.

Durante a apresentação, Sottomayor também compartilhou os programas e projectos previstos para 2024-2025, tanto para as áreas dentro como fora da rede, sublinhando a necessidade de uma abordagem integrada para o crescimento sustentável do sector.

A AMER vem se posicionando como uma ponte essencial entre o sector privado, financiadores e o governo, visando acelerar o desenvolvimento das energias renováveis e alcançar a ambiciosa meta de acesso universal à energia. “Estamos comprometidos em facilitar a cooperação e fomentar um ambiente de crescimento sustentável” - reforçou Sottomayor.

A 59ª edição da FACIM, realizada de 26 de Agosto a 01 de Setembro de 2024, sob o lema "Industrialização: Inovação e Diversidade da Economia Nacional", posicionou-se como uma vitrine das potencialidades de Moçambique, abordando desde a produção e processamento de bens até às políticas para redução de importações e promoção de oportunidades de negócio e investimento em toda a cadeia de valor.

AMER juntos pelas energias renováveis em Moçambique!

Sign in to leave a comment