A Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER), representada pela Diretora Executiva, Helena Macune, juntou-se a Conferência Internacional intitulada “Just Transition: The Global Energy Transition from a Regional Perspective” ("Transição Justa: A Transição Global de Energia de uma Perspectiva Regional"), que decorreu de 10 a 13 de Outubro, em Maputo.
O evento reuniu cerca de 50 participantes de diversas nacionalidades, incluindo Moçambique, África do Sul, Colômbia, Alemanha, Itália, Uganda, Países Baixos, Malawi, Mali, Quénia, Reino Unido, Espanha, Burkina Faso, e Gana. Entre os presentes estavam investigadores, profissionais de energias renováveis, estudantes, empreendedores e inovadores, que se reuniram para discutir e fortalecer o diálogo sobre uma transição energética justa, tanto a nível Norte-Sul como Sul-Sul.
Na sua intervenção, a Directora Executiva da AMER, Helena Macune reforçou a importância do evento para o sector de energias renováveis e a academia, destacando que a AMER, como representante do sector privado, está comprometida em colaborar com outras entidades para alcançar uma transição energética justa, alinhada com a estratégia nacional recentemente publicada.
Falando na abertura da conferência, o Reitor da Universidade Pedagógica de Maputo, Prof. Doutor Jorge Ferrão, destacou o potencial energético de Moçambique, afirmando: “O mais importante é solucionar os problemas e compreender como a energia poderá impactar a região da SADC”.
A Embaixada da Alemanha em Moçambique, representada por Cristina de Barros, também reforçou o compromisso de cooperação entre os dois países, especialmente no campo da transição energética.
Entre os convidados, Issa Fofana, ponto focal do programa do Mali, destacou a relevância global e africana do tema. “Este programa traz anualmente especialistas para discutir os problemas económicos e sociais através da transição energética”, explicou.
O comité organizador, composto pela Universidade de Marburg (Alemanha), representada por Michaela Meurer, e pela UPMaputo, através de Uranio Mahanjane, expressou expectativa quanto ao impacto positivo do evento, visando criar sinergias para promover o desenvolvimento sustentável.
Durante a conferência, foram realizadas palestras e mesas redondas com temáticas como “Transição Justa: Reflexões da África Sub-Sahariana”, “Mudando Perspectivas: Visões das partes interessadas sobre a transição energética”, e “O Potencial e Limitações das Energias Renováveis: O Lado Sombrio da Transição Energética em África”. A palestra de abertura foi moderada pela pesquisadora Amollo Ambole, da Universidade de Nairobi, e Simon Bawakyillenuo, da Universidade de Gana.
A conferência incluiu também uma visita ao Núcleo de Electrónica e Energias Renováveis (NEER), proporcionando aos participantes uma visão prática dos avanços no sector.
AMER
Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!