Caros leitores,
Caminhamos a passos largos para o final de mais um ano e é com grande honra que a Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) usa deste espaço para refletir sobre um período marcado por avanços significativos, superação de desafios e a consolidação de um sector essencial para o desenvolvimento sustentável de Moçambique. Foi um ano de trabalho árduo, mas também de conquistas que evidenciam o comprometimento da AMER e de seus membros com o fortalecimento das energias renováveis no país.
Em 2024, a AMER reafirmou o seu papel como uma voz activa e representativa do sector privado de energias renováveis. Com mais de 100 membros, consolidamos nossa missão de unir forças para fomentar o sector através de políticas públicas favoráveis, promoção de investimentos estratégicos e criação de oportunidades que impulsionem o acesso à energia limpa.
Destacamos a parceria com a Nordic Environment Finance Corporation (NEFCO) no programa Modern Cooking Facility for Africa (MCFA2), que recebeu nove candidaturas elegíveis, e com o Beyond the Grid Fund for Africa (BGFA), que disponibilizou 3,4 milhões de euros para soluções de Uso Produtivo de Energia (UPE). Vale mencionar que iniciativas deste género fortalecem a capacidade do sector em atender às necessidades locais com soluções inovadoras.
Entre os grandes feitos do ano destaca-se o 1º Fórum Bi-Anual de Energia Fora da Rede em Moçambique, realizado em parceria com a Unidade Integrada de Planificação e Coordenação de Eletrificação (UIPCE), que reuniu mais de 90 líderes do sector público e privado para debater soluções e prioridades rumo ao acesso universal à energia até 2030. Também merece destaque a 1ª Feira de Emprego e Indústria – O Futuro das Energias Renováveis em Moçambique, uma iniciativa pioneira que conectou talentos emergentes a empresas do sector. Além disso, foi promovida a criação de 300 vagas de estágio profissional em empresas sustentáveis em todo o país, numa parceria com a MozYouth Foundation.
A AMER regozija-se pela promoção e participação em várias iniciativas de impacto fazendo-se representar em plataformas nacionais e internacionais, como o Fórum de Investimento Árabe em Moçambique, Intersolar Europe 2024, 59ª Edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), 30º Comité Intergovernamental de Peritos e Altos Funcionários da África Austral, Global Off-Grid Solar Forum and Expo 2024, a participação como membro de Júri da Grande Final Nacional do Climate Launchpad 2024, dentre outros eventos que solidificam o seu papel nos debates e acções rumo a justa transição energética de Moçambique e da região.
Não obstante o balanço positivo que fazemos, a conjuntura socio-política que o país atravessa marcada pela tensão pós-eleitoral, exigiu uma pausa em algumas das nossas actividades sendo de se destacar o reagendamento do evento anual mais esperado, a maior conferência de energias renováveis no país RENMOZ 2024. Todavia a colaboração e a comunicação transparente com nossos membros e parceiros são o nosso apanágio, pelo que, adversidades como estas fortalecem a nossa capacidade de resposta e nos preparam para um futuro mais robusto. E é nessa senda, que contamos realizar a RENMOZ, assim como o 2º Fórum Bi-Anual de Energia Fora da Rede em Moçambique logo no primeiro semestre de 2025.
Perspectivando o 2025, a AMER reafirma que continuará a dar o seu contributo ao sector concretamente, na promoção de políticas públicas favoráveis, atracção de investimentos e o contínuo estabelecimento de um ambiente mais inclusivo para as energias renováveis em Moçambique. As nossas prioridades incluem: a contínua realização dos eventos pré-estabelecidos; a ampliação de parcerias internacionais; fortalecimento da rede de membros com actividades fora de Maputo e a promoção de oportunidades que consolidem o acesso universal à energia limpa e acessível no país.
A AMER reconhece e agradece a cada membro, parceiro e colaborador que contribuiu para o balanço positivo que fazemos do ano de 2024. Juntos, provamos que o alcance das metas de 2030 exigem de todos união, compromisso e acção constante.
Desejamos que 2025 seja um ano de consolidificação das conquistas até aqui conseguidas e que o anseio pela inovação que deve residir em cada um de nós transforme os desafios em soluções. Continuaremos juntos, na construção de um Moçambique mais inclusivo e energeticamente sustentável.
Autores: Direcção da AMER
Ricardo Pereira – Presidente; Epifânia Gove – Membro da Direcção; Mayra Pereira – Membro da Direcção; Miguel Sottomayor – Membro da Direcção; e Xan Garcia – Membro da Direcção.
AMER
Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!