O GET.invest Moçambique, uma iniciativa financiada pela União Europeia e Alemanha, está a transformar o cenário energético do país, impulsionando o desenvolvimento de energias renováveis. Baseando-se nos serviços do programa global GET.invest, a iniciativa foca-se em desbloquear o financiamento para projectos e empresas de energia sustentável, adaptando-se às especificidades do mercado moçambicano.
De acordo com o Coordenador do GET.invest Moçambique, José Mestre, desde 2019, o programa já apoiou 24 projectos e empresas, mobilizando 76 milhões de euros em investimentos. Desse montante, 13 projectos receberam financiamento, sendo que cinco alcançaram o fecho financeiro, com um investimento previsto de 12 milhões de euros. “O foco do GET.invest Moçambique tem sido fomentar o investimento do sector privado no sector de energias renováveis em Moçambique” - destaca José Mestre.
O programa colabora com organizações de destaque, como a Associação de Energia Renovável de Moçambique (AMER) e a Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER). Essas parcerias têm sido fundamentais para consolidar a AMER como a voz do sector privado de energia renovável no país, promovendo uma transformação significativa em mercados emergentes.
Como parte da iniciativas do GET.invest está a disponibilização de informações essenciais sobre o mercado para auxiliar promotores de projectos e proprietários de empresas no desenvolvimento e gestão de seus negócios. Atualmente, dois pacotes de informações estão disponíveis, voltados para Produtores Independentes de Energia (IPP) e a Aplicações solares comerciais e industriais (C&I).
A Base de Dados de Financiamento, outro recurso valioso, reúne mais de 200 instrumentos financeiros para o sector de energias renováveis. Além disso, o programa planea expandir seus serviços com o lançamento do EDGE-Finance, que oferecerá suporte técnico e capacitação a instituições financeiras locais interessadas em financiar energia sustentável em moeda nacional.
“Enquanto o GET.invest atua no fortalecimento do sector privado, o c, seu programa irmão, colabora com o sector público, auxiliando na reforma de políticas energéticas. Juntos, os dois programas, cofinanciados pela União Europeia, Alemanha, Noruega, Holanda, Suécia e Áustria, oferecem uma abordagem integrada para o desenvolvimento sustentável em Moçambique” - explica o Coordenador do GET.invest Moçambique, José Mestre.
reafirma seu compromisso em apoiar a transição energética do país. Com uma visão estratégica, parcerias sólidas e serviços inovadores, o programa está bem posicionado para acelerar o acesso universal à energia e estabelecer Moçambique como um líder em energias renováveis na região da África Austral.
AMER
Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!