O projecto “Girafa Solar”, concebido e implementado pela Fundação Carlos Morgado, continua a transformar comunidades em Moçambique. Com nove instalações já activas pelo país, a mais recente, no distrito da KaTembe, na Cidade de Maputo, oferece uma combinação inovadora de acesso a livros, jogos didáticos e um tablet com conteúdos educativos.
Segundo o Director Executivo da Fundação Carlos Morgado, Ruben Morgado, “a Girafa Solar” é um projecto que está em constante prototipagem e desenvolvimento. Está em constante evolução”. Essa evolução resultou na integração com a “Miniteca” – um conceito de mini-bibliotecas previamente desenvolvidas pela Fundação.
A iniciativa é fruto de uma parceria com a Associação Chapateca, que promove o acesso a livros entre comunidades em situação de vulnerabilidade socio-económica. Além de atender a estas necessidades, a “Girafateca” também se destaca por seu impacto comunitário. A estrutura oferece iluminação pública, carregamento de celulares, rádio, acesso ao Wikipedia em português e a outros conteúdos digitais por meio de um aplicativo instalado em tablet.
A beneficiária desta instalação é a Associação Muodjo, que apoia crianças e oferece actividades artísticas como música e dança. Segundo a organização, o projecto tem proporcionado uma experiência enriquecedora aos seus usuários e à comunidade local.
A Fundação Carlos Morgado pretende expandir ainda mais o impacto do projecto, com seis novas “Girafas Solares” programadas para instalação em Montepuez e Metuge no início do próximo ano.
AMER
Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!