A Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) está a participar no processo de recolha de dados para a Estratégia Nacional de Cozinha Limpa e Prospecto de Investimento 2024-2031, uma iniciativa do Banco Mundial, liderada pelo Fundo de Energia (FUNAE, FP) em colaboração com o Ministério de Recursos Minerais e Energia (MIREME) e com o apoio consultivo da GreenLight.
O objectivo desta estratégia é avaliar o estado atual do sector de cozinha limpa em Moçambique e traçar um caminho concreto para garantir o acesso universal a soluções de cozinha limpa. Estas soluções referem-se a tecnologias e combustíveis sustentáveis que permitem cozinhar de forma segura, sem prejudicar a saúde e reduzindo o impacto ambiental.
Como parte do processo, a AMER está a promover a recolha de dados junto ao sector privado. Através de um formulário elaborado, a iniciativa busca recolher informações cruciais sobre o potencial do mercado, a aplicabilidade dos produtos e as principais barreiras ao investimento e financiamento.
Além disso, os participantes também são convidados a preencher uma folha de cálculo que visa recolher dados detalhados sobre a gama de produtos, planos de preços, subsídios disponíveis, regiões de operação e possíveis áreas de expansão.
A AMER destaca a importância da participação do sector privado nesta fase crítica de construção da estratégia, assegurando que todas as informações serão tratadas de forma confidencial. A associação incentiva as empresas e profissionais do sector a partilharem as suas perceções e dados, que serão fundamentais para determinar os incentivos necessários ao desenvolvimento do mercado de cozinhas limpas no país.
Empresas interessadas podem preencher o formulário e folha de cálculo, e enviar as informações para o e-mail: contact@amer.org.mz. O sucesso desta iniciativa depende do envolvimento activo de todos os actores do sector de energia sustentável em Moçambique.
AMER
Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!