A Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) reforçou, esta segunda-feira (11/08/2025), em Maputo, a importância do sector privado na implementação das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) de Moçambique.
Em representação da AMER, a Membro da Direcção, Mayra Pereira, participou no lançamento do Processo de Revisão e Elaboração da NDC 3.0 para o período 2026-2035, promovido pela Direcção Nacional do Ambiente e Mudanças Climáticas (DINAMC), do Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP).
Durante o painel, Mayra Pereira sublinhou que a participação activa do sector privado é indispensável — não apenas como investidor e motor de inovação, mas também como parceiro estratégico na implementação de soluções eficientes e escaláveis, capazes de contribuir directamente para o alcance das metas definidas na NDC.
A dirigente enfatizou ainda a relevância da colaboração público-privada para transformar a NDC num instrumento eficaz de orientação de investimentos sustentáveis, com impacto económico, social e ambiental positivo. Nesse sentido, destacou que a AMER, através de iniciativas como exercícios de benchmarking com base em dados consolidados do sector e a criação de fóruns de diálogo entre diversos stakeholders, apresenta um modelo de actuação que pode contribuir de forma directa para a implementação bem-sucedida da NDC.
O evento teve como objectivo apresentar o processo de elaboração da NDC 3.0 e a sua relevância para o país e para o mundo, abordando temas como energia renovável, agricultura, biodiversidade, economia circular e mercados de carbono.
A actualização das NDCs de Moçambique deverá ser submetida até à 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), agendada para Novembro de 2025, em Belém, Brasil. Esta revisão representa uma oportunidade crítica para integrar plenamente os objectivos da Estratégia de Transição Energética (ETE) de Moçambique, assegurando que o processo seja acelerado, equitativo, resiliente e alinhado com as prioridades nacionais de desenvolvimento sustentável.
Sobre as NDCs
A Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês) são compromissos que cada país assume no âmbito do Acordo de Paris para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e adaptar-se às mudanças climáticas. Elas definem as metas e acções nacionais para promover um futuro mais sustentável e resiliente.
AMER
Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!