AMER discute investimentos em energias renováveis com empresas alemãs

August 2, 2024 by
AMER

A Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) participou, de uma mesa redonda sobre investimentos em energias renováveis, realizada na residência do embaixador da Alemanha, no dia 25 de Julho. O evento reuniu entidades governamentais e representantes de empresas privadas, tanto moçambicanas quanto alemãs, para discutir o futuro das energias sustentáveis no país.

Entre os presentes estavam o Ministério de Recursos Minerais e Energia (MIREME), o Fundo de Energia (FUNAE, FP), a Autoridade Reguladora de Energia (ARENE), a Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX), Electricidade de Moçambique (EDM) e investidores internacionais. A AMER foi representada pelo Membro da Direcção, Xan Garcia que destacou o papel crucial da associação no desenvolvimento do sector.

Xan Garcia elucidou sobre as várias iniciativas da AMER, incluindo as publicações anuais “Resumo do Renováveis em Moçambique”, notícias actualizadas, oportunidades de negócio e acesso directo a membros para apoio técnico e financeiro, formações e webinars promovidos pela associação.

Durante sua apresentação, Garcia falou sobre o estado actual do sector de energias renováveis em Moçambique, mencionando os avanços regulatórios significativos que têm sido feitos. Ele destacou que, até 2023, mais de 1.900 milhões de euros foram investidos em infra-estruturas e na criação de capacidade para a integração de energias renováveis no país.

Graças ao apoio financeiro de parceiros internacionais, Moçambique actualmente conta com 24 programas que somam um investimento total de 312,5 milhões de euros. Este suporte tem sido fundamental para impulsionar o sector e contribuir para a electrificação do país.

O evento proporcionou uma plataforma para os principais intervenientes do sector em Moçambique apresentarem suas condições de enquadramento, objectivos e projectos futuros. Foi uma oportunidade para fortalecer parcerias e promover o investimento sustentável em energias renováveis no país.

 

AMER

Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!

Sign in to leave a comment