A Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) participou no dia 22 de Maio de uma sessão organizada pelo Fundo de Energia (FUNAE, FP) dedicada à harmonização dos instrumentos de colecta de dados para a produção de estudos de pré-viabilidade em áreas fora da rede eléctrica em Moçambique.
Esta iniciativa é uma continuação das ações iniciadas no “1º Fórum Bi-Anual de Energia Fora da Rede em Moçambique”, onde o sector privado e doadores solicitaram ao FUNAE a elaboração de estudos de pré-viabilidade que orientassem os stakeholders interessados em operar no país.
Segundo o Membro da Direcção da AMER, Miguel Sottomayor “a actividade de harmonização dos instrumentos desenvolvida conjuntamente por AMER, FUNAE e doadores agregará valor ao sector privado, reduzindo o tempo e as dificuldades linguísticas locais, simplificando as burocracias relacionadas aos DUATs e economizando recursos financeiros necessários para a execução de estudos de pré-viabilidade nas comunidades. Esses instrumentos servirão como base para que o sector privado e doadores decidam onde investir”.
Durante o evento, os participantes destacaram a importância de capacitar as equipas responsáveis pelos inquéritos, garantir a qualidade dos dados colectados e criar uma plataforma para sua divulgação, a fim de tornar os estudos úteis para o sector.
O FUNAE explicou que a colecta de dados incluirá visitas e levantamentos detalhados para usos produtivos, instituições públicas, amostragem de agregados familiares e colecta de dados GPS dos inquiridos, assim como consultas com as autoridades locais.
Prevê-se testar este modelo, já no mês de Junho, com o apoio de um parceiro de cooperação que desenvolver e subsidiar o mesmo.
AMER
Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!