A mesa redonda sobre Modernização da Formação em Assuntos de Energia, realizou-se no dia 15/03, em Maputo, e foi organizada pelo Centro de Pesquisas em Energia (CPE)-Universidade Eduardo Mondlane (UEM) no âmbito do projecto académico “Capacity Building on Student-Cenered Energy Education” que envolve Universidades Africanas e Europeias.
O objectivo do projecto é modernizar a formação em assuntos de energia, nas universidades participantes do projecto e garantir que os graduados destes programas educacionais estejam melhor capacitados para atender de forma mais efectiva os desafios do sector e aumentar a probabilidade e efectividade da sua empregabilidade.
A mesa redonda juntou entidades do Sector de Energia do país, incluindo a AMER, com vista a expor as perspectivas de formação da UEM no ramo das energia e obter dos participantes os contributos para desenvolver/melhorar o currículo, garantindo o alinhamento com as necessidades da sociedade no projecto académico.
Durante o evento, a Directora Executiva da AMER, Helena Macune e o Membro da Direcção da AMER, Miguel Sottomayor sugeriram que a UEM tenha um programa específico e especializado para a monitoria dos estudantes formados, podendo ser de 2 a 5 anos para que a Universidade tenha informação que diz respeito ao estágio de empregabilidade dos seus graduados estão,em que empresas, cargos/posições, etc. Igualmente, sugeriu a criação de feiras ou workshops onde é chamado um especialista de Recursos Humanos para capacitar aos formandos como estruturar CV, como elaborar uma carta de apresentação, como se comportar numa entrevista, etc.
Por seu turno, os participantes da mesa redonda apontaram a necessidade de aproximação das academias às empresas do sector privado como forma de criar sinergias, que possam de certa forma facilitar a integração dos graduados no mercado de emprego.
Para terminar, ficou acordado que haverá mais um encontro de segmento para discutir sinergias que podem ser feitas para garantir melhor colaboração entre as entidades, com vista a garantir melhor integração dos graduados nas empresas.
AMER
Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!