A Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) reafirmou o seu compromisso com a sustentabilidade e a transição energética na reunião de preparação da 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29), realizada no dia 16 de Agosto, em Maputo.
Organizado pela Direcção Nacional de Mudanças Climáticas do Ministério da Terra e Ambiente (MTA), o evento reuniu representantes do governo, parceiros de cooperação, sociedade civil, sector privado e academia, visando avaliar o progresso na implementação dos compromissos climáticos de Moçambique e delinear estratégias para a participação na COP 29.
O Membro da Direcção da AMER, Miguel Sottomayor, sublinhou a importância da preparação do país para a conferência e reiterou o papel vital das energias renováveis na transição energética e no combate às mudanças climáticas em Moçambique.
A delegação moçambicana, que se prepara para levar à COP 29 temas de grande relevância, como transição energética e mercados de carbono, também está empenhada em abordar questões transversais como financiamento climático, desenvolvimento e transferência de tecnologias, além de questões de género relacionadas às mudanças climáticas.
A expectativa é que a COP 29, a ser realizada de 11 a 22 de Novembro em Baku, Azerbaijão, sirva como uma plataforma para promover Moçambique como um hub energético de fontes renováveis. A delegação também espera renovar os compromissos do país com a implementação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (CQNUMC) e dos Acordos de Paris, mobilizando recursos financeiros essenciais para as acções climáticas.
A COP 29 é vista como um marco significativo na luta global contra as mudanças climáticas, reunindo representantes de países, organizações internacionais, instituições de pesquisa, sector privado, sociedade civil e comunidades. A AMER, que já havia participado na COP 28, reafirma seu compromisso de defender as energias renováveis como a chave para um futuro sustentável em Moçambique.
AMER juntos pelas energias renováveis em Moçambique!