De acordo com o Presidente da Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER), Ricardo Pereira, a Conferência das Partes (COP28) constitui um espaço importante para Moçambique “pois irá definir o nível de esforço e trajectória que temos de tomar, para garantir que como país, podemos estar presentes na mesa de negociações sobre os impactos climáticos”.
Para a edição de 2023 (COP28), que decorre de 30 de Dezembro á 12 de Dezembro em Abu Dhabi- Emirados Árabes Unidos-Dubai, a AMER através do seu Presidente, Ricardo Pereira tornou possível a participação da voz do sector privado neste diálogo com uma audiência internacional e interessada no país.
Durante a COP28, foi lançada e apresentada no dia 02 de Dezembro, a Estratégia de Transição Energética que visa reduzir a dependência do país em relação aos combustíveis fósseis.
A estratégia foi apresentada durante a sessão paralela de alto nível
promovida pelo Governo de Moçambique na COP28 intitulada “Moçambique: Destino
de Excelência para Investimento em Energia Verde e Industrialização”.
Segundo o Fundo de Energia de Moçambique
(FUNAE) na COP28, a actual taxa nacional de acesso à electricidade em
Moçambique é de aproximadamente 51,4%, sendo a contribuição do sector fora da
rede de cerca de 6,7%. E o Governo de Moçambique prevê uma
combinação de soluções na rede (70%) e fora da rede (30%) como o caminho para
permitir que todos os moçambicanos façam parte de uma transição energética
justa e inclusiva até 2030 e alinhar aos objectivos climáticos de Paris.
Estes dados foram avançados após o lançamento da Estratégia de Transição Energética Justa, durante o debate “Mobilização de financiamento para aumentar o acesso à energia fora da rede em Moçambique - O caso especial das Mini-redes”, organizado pelo Fundo de Energia de Moçambique (FUNAE) na COP28.
Durante a COP28, a AMER esteve presente na Cimeira Mundial de Acção Climática e Lançamento do Compromisso de Trippling, bem como nas várias sessões que cobriram temas de Finanças, Comércio, Igualdade de Gênero, Energia, Indústria, Transição Justa, Urbanização e Meio Ambiente.
AMER
Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique