EDP - Energias de Portugal S.A lança a 6ª edição do Fundo de Acesso à Energia em cinco países africanos, incluindo Moçambique

April 29, 2024 by
Helena Macune

A EDP - Energias de Portugal S.A através do seu "Fundo A2E CSR" lança a 6ª edição do Fundo de Acesso à Energia (A2E) para cinco países africanos em desenvolvimento, como forma de melhorar a vida das pessoas em situação de exclusão energética.

O Financiamento centrar-se-á em cinco grandes temas nos quais a energia desempenha um papel crucial: educação, saúde, água, empresas e comunidade. Na sua 6ª edição, a EDP vai apoiar projectos em Moçambique, Quénia, Malawi,Nigéria e Ruanda.

A 6ª edição conta com um fundo de 1 milhão de euros para investir em projectos de energia sustentável e limpa, visando ajudar a aliviar a pobreza energética e permitir o desenvolvimento social e económico destas comunidades.

As empresas podem candidatar-se a cofinanciamento de 50.000 euros a 150.000 euros, cobrindo até 75% dos custos do projeto de entidades sem fins lucrativos e até 50% dos custos do projeto de entidades com fins lucrativos.

De acordo com a EDP “o acesso a energia limpa, acessível e fiável é vital para o desenvolvimento social e económico e para impulsionar o crescimento sustentável. A energia sustentável também impulsiona a agricultura, o comércio e a indústria, criando assim meios de subsistência nos países em desenvolvimento. De igual modo, combate a degradação ambiental e as alterações climáticas”.

Da 5ª edição do Fundo de Acesso à Energia (A2E), lançada em 2023, 10 organizações de 192 candidaturas irão implementar os seus projectos durante 2024, em Moçambique, Malawi, Nigéria, Quénia e Ruanda.

Encontre aqui mais informações sobre como aceder ao financiamento da A2E,  incluindo o Regulamento. E submeta a sua candidatura aqui até 29 de Maio de 2024.

AMER

Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!


Sign in to leave a comment