Empresas pré-qualificadas para o concurso GET FiT Moçambique – Solar PV + BESS

July 3, 2025 by
AMER

Cinco empresas foram pré-qualificadas para a fase final do concurso público destinado ao desenvolvimento de projectos descentralizados de energia solar fotovoltaica com armazenamento em baterias em Moçambique. O concurso é promovido pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), com financiamento do Governo da Alemanha, através do Banco de Desenvolvimento KfW, no âmbito do programa GET FiT Moçambique, e é implementado pela Autoridade Reguladora de Energia (ARENE).

O Convite à Pré-Qualificação foi lançado em Julho do ano passado, tendo a lista restrita sido publicada em Junho de 2025. O concurso visa selecionar um mínimo de dois Produtores Independentes de Energia (PIEs) experientes para desenvolver, financiar, construir, operar e transferir dois lotes de projectos PV + BESS (sistemas fotovoltaicos com armazenamento em baterias) nas províncias de Nampula, Zambézia, Sofala e Gaza. Estes projectos produzirão energia correspondente ao consumo actual de cerca de 80 000 agregados familiares moçambicanos.

Na sequência de um processo de candidatura competitivo, foram pré-qualificadas as seguintes cinco empresas:

· Axian Energy Green Limited

· JCM Power Corporation e Source Energia Serviços SA

· Red Rocket Africa

· Voltalia S.A.

· WindForce PLC e Vidullanka PLC

Segundo o Gestor do Programa GET FiT Moçambique, Sr. D. Benon Mutambi: “Recebemos candidaturas muito fortes, o que demonstra o dinamismo e o crescimento do mercado de energias renováveis no país. O processo foi conduzido de acordo com a Lei das PPPs e com total transparência, garantindo que os concorrentes mais experientes e qualificados avançassem para a fase seguinte.”

O programa entra agora na fase de preparação do Pedido de Propostas (RfP), paralelamente ao processo de obtenção dos Direitos de Uso e Aproveitamento da Terra (DUATs) provisórios para os locais dos projectos. Prevê-se que o RfP seja enviado às empresas pré-qualificadas no quarto trimestre deste ano.

A Sra. Mari Sofie Furu, da Multiconsult Norge AS, Directora da Consultoria de Implementação do Programa GET FiT, afirmou: “O nosso foco agora é garantir que os projectos sejam seleccionados e que eles comecem o mais rapidamente possível, de forma a contribuírem para o desenvolvimento acelerado dos recursos de energia renovável no país, promovendo um caminho de desenvolvimento mais sustentável e amigo do clima em Moçambique.”

Emmett Costel, Gestor do Programa para o Componente de Mini-redes do GET FiT, acrescentou: “Este é um marco importante na transição do enquadramento regulatório para concursos públicos que mobilizam o investimento do sector privado em energias renováveis, reforçando ainda mais o precedente sobre o qual o concurso de mini-redes se apoia, sendo o actual Pedido de Qualificação (RfQ) um testemunho disso.”

 

AMER

Juntos pelas Energias Renováveis ema Moçambique!

Sign in to leave a comment