Segundo o Presidente da Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER), Ricardo Pereira " a Estratégia de Transição Energética somente terá sucesso se for justa, ou seja, garantindo a equidade social, responsabilidade ambiental, e resiliência económica".
O pronunciamento surgiu no dia 22 de Novembro, durante a primeira sessão de debate intitulada: "Moçambique: O Motor Energético da África" no arranque do Global Gateway - Fórum de Investimentos Moçambique-UE, em que a AMER foi coorganizador.
Pereira sublinhou ainda, que o sector privado enquanto parceiro do Governo deve ser incluído e consciencializado sobre a visão "da transição justa" durante a implementação desta estratégia em Moçambique.
Refira-se que a Estratégia de Transição Energética visa responder às necessidades impostas pela agenda global de energias limpas, no âmbito do combate às mudanças climáticas e foi aprovada à 20 de Novembro pela Assembleia Geral da República. Com o lema “Criando Oportunidades de Negócios”, Fórum Global Gateway, que decorreu nos dias 22 e 23 de Novembro, foi um evento que juntou várias partes interessadas dos sectores público e privado nacional e europeu, com o objectivo de explorar estratégias para atrair investimentos de qualidade, no âmbito da Estratégia Global Gateway da União Europeia, e dinamizar o comércio entre Moçambique e o mercado europeu.
AMER
Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique