O governo de Moçambique objectiva providenciar energia de qualidade, acessível e sustentável para todos os moçambicanos até 2030. Dada a dispersão da população nas áreas rurais, o acesso à electricidade através de sistemas solares domésticos fora da rede e de mini-redes para comunidades remotas pode revelar-se mais eficiente e económico do que a extensão da electrificação através da rede.
Foi neste âmbito que o programa Green People's Energy (Grüne Bürgerenergie, GBE) da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), em parceria com a Renewables Academy (RENAC), implementou o currículo misto (ensino presencial e virtual) na Universidade Eduardo Mondlane, assim como apoiou 14 centros de formação técnica em 8 províncias do País, oferecendo treinamentos aos professores e equipando os centros com material laboratorial fotovoltaico de alta qualidade.
Nesta implementação, foi desenvolvido o projecto GreenSkill4Dev, com o objectivo de melhorar e ampliar a formação técnica oferecida no domínio dos sistemas e fornecimento de energia renovável descentralizada (DRE) , especialmente a energia fotovoltaica fora da rede.
O relatório apresenta os detalhes deste projecto que durou quase três anos, onde para além dos instrutores dos centros de formação, beneficiaram-se de formação os profissionais do sector de energia, tomadores de decisões e estudantes universitários.
Faça download do relatório na versão em português e inglês!
Imagem por: scoopmeaw em freepick
AMER
Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!