A Iniciativa da Equipa Europeia do Global Gateway, anuncia o lançamento de um concurso destinado a fortalecer as competências de investimento em países da África Subsaariana, incluindo Moçambique.
O convite à apresentação de propostas será oficialmente aberto no próximo dia 6 de Setembro e faz parte da iniciativa “Competências Orientadas para as Oportunidades - Educação e Formação Vocacional (EFV) em África”.
Este concurso visa financiar projectos que alinhem as competências locais com as oportunidades emergentes de emprego, resultantes dos investimentos estratégicos do Global Gateway na região. Os projectos seleccionados terão acesso a financiamentos que variam entre 1 e 2 milhões de euros, destinados a desenvolver iniciativas de EFV orientadas para sectores com alto potencial de crescimento e impacto.
As propostas devem demonstrar uma abordagem prática e orientada para o mercado, respondendo directamente às necessidades de emprego criadas pelos investimentos da União Europeia, comércio, e evolução das cadeias de valor regionais. Serão privilegiados projectos que promovam a cooperação estreita com o sector privado, tanto da União Europeia (UE) quanto local, e que abordem lacunas críticas de competências, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e inclusivo das cadeias de valor.
Um dos pilares prioritários deste concurso é o acesso a energias renováveis, sector estratégico tanto para a UE quanto para os países parceiros africanos. As candidaturas podem ser submetidas por consórcios ou organizações individuais que colaborem com actores locais, como empresas privadas, instituições de EFV públicas ou privadas, fundações e organizações internacionais.
As propostas devem ser apresentadas até o dia 3 de Novembro de 2024, e os projectos aprovados terão um prazo máximo de 24 meses para serem implementados.
Esta é uma oportunidade vem para impulsionar a capacitação e promover o desenvolvimento sustentável em Moçambique e outros países da África Subsaariana, através da criação de empregos e do fortalecimento das competências locais.
Para mais informações sobre este concurso clique AQUI.
AMER juntos pelas energias renováveis em Moçambique!