Em um marco importante para o abastecimento de água em Cabo Delgado, a Electricidade do Zambeze concluiu a reabilitação de três fontanários em Diaca, no distrito de Mocímboa da Praia, utilizando sistemas de energia renovável híbrida.
O projecto, que contou com financiamento do Banco Mundial, através do United Nations Office for Project Services (UNOPS), foi realizado entre Agosto e Outubro deste ano, como parte de uma iniciativa de recuperação de infraestrutura em resposta aos impactos dos ataques terroristas na região.
Segundo o Diretor-Geral da Electricidade do Zambeze, Hélder Jeremias, o projecto incluiu a ampliação e modernização do sistema de abastecimento de água. Foram instaladas fontanárias com torneiras de pressão, tanques, e um sistema de tratamento de água automatizado com doseadores de cloro, garantindo a qualidade da água distribuída.
O sistema implantado utiliza bombas submersíveis solares, painéis solares de 600 Wp, inversores, iluminação solar, além de boias de controle e comando GI212 WOF, que pode ser operado manualmente em caso de falhas no sistema automatizado. Com capacidade para elevar água a aproximadamente 30 metros, o sistema assegura um fornecimento contínuo de água potável, reduzindo a necessidade das comunidades locais de percorrer longas distâncias para colectar água em rios, onde estão expostas a riscos de segurança.
Hélder Jeremias destacou ainda o compromisso com a durabilidade dos sistemas, incluindo a entrega de kits de manutenção e treinamento ao comitê de gestão local, para garantir a sustentabilidade das operações.
Além da reabilitação das fontenárias, o projecto inclui a ampliação da primeira escola secundária em Diaca e planea, em parceria com doadores, expandir o projecto para outras áreas, como Palma, Ilhas Quirimba e Quionga, beneficiando mais comunidades na província de Cabo Delgado.
Sendo a empresa Electricidade do Zambeze membro da Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER), a associação esteve envolvida na assessoria para o desenvolvimento do projecto através da aquisição de equipamentos solares de qualidade, bem como a introdução de inclusão de género tendo a empresa mobilizado a partir de Maputo, uma técnica eléctrica para instalação dos sistemas, reforçando o compromisso com a inclusão e sustentabilidade na região.
AMER
Juntos pelas Energias Renováveis em Mocambique!