No âmbito do fundo FASER, a Energia Positiva e Mitra Energy, em parceria com Nishati Renewables e a Balance of Storage Systems AG(BOS), instalam sistemas solares em 37 Centros de Saúde Rurais.
O projecto social de fornecimento de energia eléctrica poderá melhorar os serviços de saúde a 340 mil moçambicanos, incluindo mais de 200 profissionais de saúde e equipas de apoio, em 13 Distritos de Inhambane.
A instalação dos sistemas solares foi feita nos distritos de Funhalouro, Govuro, Homoíne, Inhambane, Inharrime, Inhassoro, Jangamo, Mabote, Massinga, Maxixe, Panda, Vilanculos e Zavala. Todos os Sistemas Solares têm monitorização remota, assistência e manutenção garantida por um período de 12 meses.
De acordo com Albino Mombi, Director do Centro de Saúde de Nhacoja, um dos centros beneficiados no distrito de Jangamo, “agora podemos fazer partos nocturnos sem ter que estar a iluminar com a luz de uma lanterna ou de um celular. As nossas mães vão poder ser assistidas com dignidade e segurança e os nossos filhos também”.
Falando sobre esta iniciativa, o Director na Nishati Renewables, Xan Garcia Ehrhardt disse “estamos muito orgulhosos de ter instalado sistemas solares que vão ajudar a melhorar os serviços de saúde e as condições de trabalho dos profissionais em centros de saúde rurais. No entanto, estamos cientes que o trabalho não finaliza com a instalação e gostaríamos de assegurar a monitorização e manutenção dos sistemas ao longo prazo, que depende de financiamento do Ministério de Saúde ou de programas de cooperação”.
A Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) e a GIZ, através dos programas Energising Development (EnDev) e Green People’s Energy (GPE) em Moçambique, criaram o Fundo de Acesso Sustentável às Energias Renováveis (FASER) para responder à necessidade de propor alternativas para a redução da pobreza e encoraja o crescimento económico e social nas zonas rurais, urbanas e peri-urbanas de Moçambique, através do desenvolvimento de tecnologias modernas de energia renovável.
Acompanhe AQUI alguns momentos impactantes da instalação dos sistemas solares num dos 37 Centros de Saúde Rurais na Província de Inhambane.
AMER
Juntos pelas Energias Renováveis em Mocambique