Moçambique atinge 61% de electrificação e supera metas de expansão da rede eléctrica

March 4, 2025 by
AMER

Moçambique alcançou, em 2024, avanços no sector energético, atingindo 61% da população com acesso à electricidade. O crescimento representa um salto expressivo em relação aos 53,4% registados em 2023 e resulta maior parte dos esforços da Electricidade de Moçambique (EDM), que realizou mais de 412 mil novas ligações domiciliárias, superando em 103% a meta estabelecida para o ano.

Além do aumento no número de ligações, a EDM avançou com a expansão da infra-estrutura eléctrica nacional. Foram instalados 380,26 km da espinha dorsal do sistema de transporte de electricidade de alta tensão, conectando o país de Norte a Sul. Paralelamente, foram construídos 672,91 km de rede de baixa tensão e implantados 600 postos de transformação, reforçando a capacidade de distribuição de energia.

Esses avanços fazem parte do programa governamental "Energia para Todos", implementado pela EDM e pelo Fundo de Energia (FUNAE, FP), com o objectivo de fornecer electricidade a 100% da população até 2030. A iniciativa está alinhada com a Estratégia Nacional de Electrificação (ENE), aprovada pelo Conselho de Ministros em 2018.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a produção de energia eléctrica no país tem crescido de forma consistente nos últimos cinco anos, passando de 18,7 mil Gigawatts-hora (GWh) em 2019 para 19,7 mil GWh em 2023, um aumento de 5,3%. A geração de electricidade a partir de fontes renováveis tem sido fundamental nesse avanço, com as centrais hídricas representando 82,7% da produção nacional em 2023.

Para 2025, o Presidente do Conselho de Administração da EDM, Joaquim Ou-chim, destacou que os contractos da segunda fase do programa "Energia para Todos" (ProEnergia) já foram assinados. Com os empreiteiros mobilizados no terreno e as condições criadas, o objetivo é superar as metas estabelecidas. Ele reforçou ainda a necessidade de cumprimento rigoroso dos procedimentos exigidos pelos financiadores e de um planeamento financeiro sustentável para garantir a expansão contínua da rede eléctrica no país.

 

AMER

Juntos pelas Energias Renováveis em Moacambique!

Sign in to leave a comment