Moçambique incrementa níveis de geração de energia solar

March 4, 2025 by
AMER

A produção de electricidade através de parques solares em Moçambique cresceu 18,6% em 2024, atingindo mais de 101,2 mil Megawatts-hora (MWh), em comparação com os 85,3 mil MWh registados em 2023, segundo dados citados pela Lusa.

Apesar do crescimento, o país não alcançou a meta estabelecida pelo governo para 2024, que previa 138,808 MWh de produção solar a partir das cinco grandes centrais solares e de outras infra-estruturas menores já em funcionamento.

No entanto, o Executivo moçambicano tem planos ambiciosos para a expansão da energia solar. Até 2030, pretende implementar novas centrais solares em pelo menos cinco regiões do país, com o objectivo de adicionar 1.000 MW de capacidade à rede eléctrica. Esta acção visa reduzir o défice de energia em áreas remotas e impulsionar a transição energética.

O plano da Estratégia de Transição Energética (ETE) prevê investimentos na ordem dos 80 mil milhões de dólares e estipula que, na primeira fase, até 2030, o país desenvolva pelo menos 1.000 MW de capacidade solar fotovoltaica em locais como Dondo, Lichinga, Manje, Cuamba, Zitundo e outras áreas ainda a serem identificadas.

Além disso, até 2025, o objectivo é instalar pelo menos 7,5 GW de capacidade solar fotovoltaica e 2,5 GW de energia eólica, consolidando Moçambique como um dos principais produtores de energia renovável na região.

 

AMER

Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!

Sign in to leave a comment