Palco Móvel "EcoDaPaz" revoluciona acesso à cultura em zonas remotas de Moçambique

August 2, 2024 by
AMER

A Fundação MUSIARTE, em colaboração com a SwissSolar Lda, desenvolveu um inovador palco móvel sustentável denominado EcoDaPaz, capaz de produzir cerca de 10kWh de energia solar por dia. Este é o primeiro palco integrado e auto-sustentável em Moçambique, projectado para levar cultura a regiões sem acesso à electricidade.

Com um custo aproximado de 60 mil dólares, o projecto EcoDaPaz foi criado em 2022 através do projecto Música Para Todos, implementado pela Fundação MUSIARTE e Fundação Hakuna Matata, com a oferta da engenharia e construção pela SwissSolar Lda, com financiamento adicional da cooperação Suíça e co-financiamento da União Europeia, do Camões IP e a Embaixada da Irlanda.

Segundo o Director Executivo da SwissSolar Lda, Andreas Ziegler Mendonça, “o EcoDaPaz é uma estrutura completa, equipada com luzes, sistema de som, mesa de DJ e outras funcionalidades para concertos e gravações. Com 2kWp de módulos solares no teto, produz cerca de 10kWh por dia, armazenado em um banco de baterias de 5kWh, suprindo toda a energia necessária para operação durante dia e noite. E a instalação do palco numa comunidade leva de 20 a 30 minutos e consome apenas 300 a 500 W de energia elétrica para uma saída de som de 2.700 W”.

Por sua vez, a fundadora da Fundação MUSIARTE, Stella Mendonça, explicou que “o projecto responde à necessidade de intercâmbio cultural em zonas remotas sem electricidade. A música e as artes são catalisadores de energias positivas e solidariedade, e o EcoDaPaz promove a paz e uma sociedade melhor”.

Para lançar a iniciativa, a Fundação MUSIARTE e a SwissSolar Lda realizaram os prémios roadshows no mês de Julho, abrangendo a zona sul (Província de Maputo, KaTembe e Cidade de Maputo), centro (Vila da Gorongosa) e norte (Ilha de Moçambique e Pemba). Em breve, o EcoDaPaz será apresentado em mais províncias, com o objectivo de apoiar a cultura e disseminar a importância das energias renováveis.

“A Fundação MUSIARTE deseja ampliar parcerias para construir mais palcos sustentáveis que promovam o desenvolvimento cultural e o bem-estar social em comunidades remotas,” conclui Stella Mendonça.

A Fundação MUSIARTE e seu parceiro Fundação Hakuna Matata vai manter o EcoDaPaz ao serviço da cultura em Cabo Delgado. Outras parcerias com artistas, instituições de ensino, Direcções de Cultura e Turismo e o Parque Nacional da Gorongosa estão em andamento, facilitando a realização de roadshows em todo o país.

 Comunicado de Imprensa da MUSIARTE

AMER

Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!

Sign in to leave a comment